Denominada SPICE Tool, a solução objetiva oferecer uma resposta a um dos principais desafios que a indústria de beleza enfrenta em matéria de sustentabilidade: integrar os princípios de ecodesign ao processo de desenvolvimento de embalagens.

Ferramenta on-line disponível para todos

A partir do desenvolvimento de uma metodologia de medição da pegada ambiental de embalagens para cosméticos, a SPICE criou uma ferramenta on-line aberta a todas as empresas do setor. Com esse recurso, as marcas de cosméticos poderão medir e reduzir a pegada ambiental das embalagens de seus produtos, ao longo de todo o ciclo de vida.

Além de uma versão gratuita de demonstração, a plataforma oferece uma versão Profissional disponível mediante licença. A quantificação global da pegada ambiental das embalagens é feita por meio de 16 indicadores ambientais, entre os quais o impacto sobre a mudança climática, o esgotamento dos recursos naturais, a quantidade de água utilizada e os efeitos sobre a biodiversidade. Esses fatores são calculados levando em conta todo o ciclo de vida do produto, desde a fabricação até o descarte.

O SPICE Tool quantifica a pegada ambiental global das embalagens por meio...

O SPICE Tool quantifica a pegada ambiental global das embalagens por meio de 16 indicadores ambientais.

Para as empresas, a ferramenta facilita a escolha entre diversas opções de materiais, o cálculo da proporção de material reciclado, a definição do tipo de refil que será usado, etc.

"As ferramentas multicritérios de Análise de Ciclo de Vida disponíveis até aqui permitiam medir o impacto ambiental de uma embalagem, mas era preciso escolher, por exemplo, entre diminuir a emissão de CO2 ou reduzir o consumo de água. Graças à SPICE, é possível, pela primeira vez, determinar a solução mais eficaz, com base na ponderação de todos esses critérios ambientais", ressalta a FEBEA (Federação francesa de Empresas da Indústria de Beleza), que participou da elaboração da ferramenta como membro da SPICE.

Elaborada a partir de bases científicas, a SPICE Tool apresenta estudos de casos empíricos e está alinhada com os principais padrões internacionais, em particular com o método europeu PEF, os padrões de qualidade ISO e as recomendações da Fundação Ellen MacArthur.

Melhores práticas

Paralelamente ao lançamento da ferramenta, a SPICE publicou uma série de boas práticas que incluem linhas diretrizes sobre alegações ambientais, estabelecem um patamar de exigências e fazem recomendações rigorosas sobre as informações fornecidas aos consumidores em matéria de sustentabilidade das embalagens.

"O desenvolvimento de ferramentas de avaliação e o design ecológico das embalagens têm um custo proibitivo para a maioria das pequenas e médias empresas. Ao colocar a SPICE Tool à disposição de todos, a iniciativa convida o setor de cosméticos a dar um passo decisivo rumo ao compromisso com o meio ambiente e permite que todas as empresas, sejam elas pequenas ou grandes, definam e implementem ações concretas, amplas e eficazes para oferecer embalagens mais sustentáveis", ressalta Patrick O’Quin, presidente da FEBEA.

Cofundada em 2018 pela L’Oréal e a Quantis, agência de consultoria em desenvolvimento sustentável, a SPICE reúne atualmente 25 membros, sobretudo indústrias do setor de cosméticos, que trabalham de mãos dadas para oferecer soluções que promovam o desenvolvimento de embalagens sustentáveis.