O grupo brasileiro de beleza, Natura & Co, proprietário das marcas Natura, The Body Shop, Avon e Aesop, registrou mais um trimestre de crescimento acima de dois dígitos da receita, superando o desempenho do mercado de Cosméticos, Fragrâncias e Higiene Pessoal no primeiro trimestre de 2021. Esse resultado foi impulsionado por forte alta das vendas digitais do grupo, enquanto o Ebitda cresceu mais de 400% no período.

Considerando o desempenho total do grupo, as vendas on-line aumentaram 166%. Na Natura, as vendas digitais tiveram alta de 253%, enquanto na Avon o crescimento também foi de três dígitos, em 132% (considerando as operações globais, que incluem América Latina). As vendas digitais da Aesop dobraram, com alta de 102% no trimestre, e agora representam 29% de todo o seu faturamento. A The Body Shop continuou sua bem-sucedida jornada de expansão dos canais de e-commerce e venda direta, que tiveram avanço de 119% e 251%, respectivamente. Combinados, esses dois canais já representam metade das vendas do negócio.

Considerando as unidades de negócio do grupo, Natura &Co América Latina registrou crescimento de 24,6% da receita líquida no primeiro trimestre. A marca Natura teve alta de 29,6% da receita em Reais, com forte expansão tanto no Brasil (+12,6%) quando na América Hispânica (+60,4%). A receita líquida da marca Avon na região aumentou 20% em Reais, sendo que a forte expansão na América Hispânica, de 35,1%, mais do que compensou a retração de 2,8% no Brasil.

Na Avon Internacional, o primeiro trimestre foi de crescimento de 11,4% da receita em Reais, com ganhos de participação em seus oito principais mercados, incluindo o Reino Unido.

A The Body Shop, por sua vez, teve mais um forte trimestre, com alta de 47,7% da receita líquida em Reais. O negócio foi bem-sucedido em compensar os efeitos da pandemia sobre o varejo, especialmente na Europa, em função da aceleração das vendas nos canais de venda direta e e-commerce.

A Aesop também teve mais um trimestre de excelente desempenho, com crescimento de dois dígitos das vendas e da lucratividade em Reais. A receita líquida avançou 71,9% no primeiro trimestre, com expansão em todas as regiões, apesar do fechamento de lojas na Europa, Canadá e em partes da Austrália. A excelente performance na Ásia e fortes aumentos das vendas digitais mais do que compensaram esses efeitos.