Muitas mulheres mantém uma rotina de cuidados com os cabelos antes de dormir e isso não é exatamente uma novidade. Bem antes da “febre” de ir para a cama com toucas ou fronhas de cetim, passamos pelas “cem escovadas” para deixar os fios alinhados e brilhantes, as “toucas” feitas com grampos para o alisamento natural do cabelo ou, o contrário, os bigudinhos, para fazer cachos.

Marcas de beleza investem nos rituais da noite

Fabricantes de cosméticos têm investindo em produtos para potencializar esses rituais, tratando dos fios durante o período do sono. “Esse hábito de cuidado capilar noturno vem se fortalecendo ao longo das décadas e a indústria encontrou uma oportunidade de expandir a oferta de soluções para as consumidoras”, afirma Vivian Artigas, head de marcas e haircare da Salon Line.

A empresa lançou recentemente o Tônico Noturno de Crescimento S.O.S Bomba. “Conseguimos aproveitar as horas de repouso para completar o tratamento voltado para nutrição, fortalecimento e crescimento saudável dos fios. Indicamos o uso noturno do produto pois faz parte de uma rotina de cuidados mais prolongada, mas não há contraindicação de uso durante o dia”, diz Artigas.

A TRUSS incluiu em seu portfólio o sérum de tratamento noturno Night Spa. Indicado para agir no cabelo por seis a oito horas, ele promete regenerar a fibra capilar danificada e disciplinar fios rebeldes, prevenindo a ação de agentes externos. “Dormir e ao mesmo tempo tratar os cabelos, só lavando pela manhã para estar com fios brilhantes, macios e sem frizz, é como sonhar acordada”, opina Gisele Quintino, educadora internacional da marca.

A sugestão do fabricante é de uso semanal do produto dentro do cronograma capilar, mas, segundo a especialista, em cabelos extrassecos e muitos porosos, mas sem oleosidade, a aplicação pode ser realizada duas vezes na semana. “E se não quiser usar durante a noite, também há a possibilidade de ser utilizado, por exemplo, enquanto a mulher cuida dos afazeres da casa ou em um dia de home office”, ela sugere.

Praticidade na rotina de haircare

O que o consumidor procura, cada vez mais, é praticidade na hora de se cuidar. “Nós, como marca, temos o dever de proporcionar mais versatilidade para os nossos clientes, desenvolvendo produtos de resultados instantâneos e sem muita complicação. Por isso, o haircare noturno começa a se tornar mais rotineiro entre as brasileiras”, afirma Rodrigo Andrade, CEO da WESS Professional.

Desenvolvido pela marca especialmente para os cabelos das brasileiras, o reconstrutor Sleep Hair promove aumento de resistência, emoliência e hidratação capilar durante a noite de sono. Para aprimorar a experiência, a WESS utiliza aromaterapia na construção de suas fórmulas. “No caso do Sleep Repair foi escolhida uma fragrância relaxante e revigorante para um ‘sono da beleza’ ainda mais surpreendente”, diz o CEO.

Para Andrade, essa tendência de cuidado noturno com o cabelo deve ganhar mais atenção da indústria. “Com o avanço no mundo dos cosméticos acreditamos que seja possível desenvolver outras versões focadas nas necessidades das clientes assim como nas futuras demandas do mercado”.

Cuidado noturno para cacheadas

É o caso do novo Creme Noturno Anti-travesseiro da linha Elseve Cachos Longos dos Sonhos, que, além de fios nutridos até as pontas, promete cachos mais definidos e redução de frizz após uma noite de sono. “O atrito do cabelo com o travesseiro faz com que os cachos percam a sua curvatura natural. Depois uma série de testes, os cientistas de L’Oréal Paris apresentaram a tecnologia ‘Anti-travesseiro’, para garantir que os consumidores possam minimizar a fricção do travesseiro no cabelo, tornando mais fácil reativar os cachos pela manhã, sem deixar um efeito pesado”, explica Marcella Conde, gerente de produto da Elseve.