A empresa, que relançou neste ano os absorventes Modess, marca ícone da categoria, está remodelando todo o seu portfólio e processo de produção, para manter o crescimento de dois dígitos com sustentabilidade. Além da linha Modess, que utiliza embalagem de plástico 100% biodegradável, e tecido tecnológico, sem uso de plástico, nas calcinhas absorventes, a empresa acaba de lançar as toalhas umedecidas infantis Natural Baby Wipes Premium, produzidas com 60% de matéria-prima natural.
“Estamos buscando aprimorar ainda mais os produtos de nossas marcas, tanto na embalagem quanto nos insumos dos produtos, para que possamos reduzir cada vez mais o impacto ambiental e ao mesmo tempo gerar economia”, afirma Chadi Taraboulsi, Head de Marketing e Trade Marketing da Ever Green.
Todos os resíduos recicláveis gerados pelas três fábricas da empresa (duas na região do ABC Paulista e uma em Maracanaú, Ceará) têm uma destinação correta. Os plásticos, por exemplo, são enviados para uma gerenciadora, que transforma o material em grânulos rígidos, usados na fabricação de utensílios domésticos, como sacos plásticos, mesas e cadeiras, baldes, bacias etc.
Para assegurar uma produção industrial responsável e rentável, o projeto de produção sustentável da Ever Green é pautado em três pilares. O econômico, que cuida da governança com gestão de risco e compliance; o ambiental, que visa o uso consciente dos recursos e redução de poluentes; e social, com foco em pessoas. “Criamos o Setor de Melhoria Contínua que está desenvolvendo indicadores e métricas de sustentabilidade, juntamente com departamento de produção, qualidade e compras, para que possamos promover melhoria contínua dos nossos processos”, afirma Amauri Hong, CEO da Ever Green.
Cadeia produtiva sustentável
Assim, na produção de absorventes, fraldas descartáveis, lenços e toalhas umedecidas, a Ever Green utiliza somente celuloses e insumos provenientes de fontes renováveis de fornecedores que operam com técnicas e ferramentas com baixa emissão de carbono e tenham certificações conceituadas, como ISO 14001 (norma que define os requisitos para estabelecer e operar um sistema de gestão ambiental e permite à empresa desenvolver uma estrutura de proteção ambiental e dar rápida resposta às mudanças das condições ambientais), Cerflor (do Programa Brasileiro de Certificação Florestal gerenciado pelo Inmetro), Forest Stewardship Council (engloba as atividades florestais, desde a verificação dos cumprimentos das normas ambientais, econômicas e sociais, até a distribuição do produto por meio da cadeia de custódia e manejo florestal responsável).
Outra atenção da empresa é voltada para medidas que reduzam a emissão de gás carbônico, desperdícios e promovam economia de água e energia elétrica. A empresa promove treinamentos sobre o uso consciente da água e eletricidade durante a integração de novos colaboradores e divulga informes de conscientização alertando sobre a importância do uso responsável de recursos ao longo do ano.
Revisão e manutenção de sistema hidráulico são realizadas periodicamente para detectar vazamentos. Também foram instalados nas fábricas arejadores para controlar a saída de água, reguladores e restritores de pressão nos vasos sanitários e temporizadoras nas pias.
Os espaços das instalações foram reorganizados e ganharam telhas translúcidas para aproveitar melhor a iluminação solar, reduzindo o uso da iluminação elétrica.
“As ações de sustentabilidade complementam a árvore de valores da Ever Green, que inclui o conceito de Pertencimento, que preza pelo engajamento de colaboradores para atingir objetivos da empresa, o bom uso dos recursos, comprometimento e cuidado pela imagem dos produtos e da companhia”, explica Hong. “Sabemos que os nossos esforços beneficiarão o meio ambiente e também as comunidades em torno, as quais apoiamos ainda com doações de absorventes e agasalhos, participando no desenvolvimento de políticas sociais em parceria com a prefeitura local”, conclui o executivo.