A Estée Lauder anunciou seu primeiro investimento em uma marca latino-americana: a aquisição de uma participação minoritária na Xinú, casa mexicana de perfumes de luxo inspirada na riqueza botânica e no exotismo do continente americano.

Desde a sua fundação em 2017, a Xinú criou um universo singular no qual fragrância, design e narrativa convergem. A marca é reconhecida por seus espaços de varejo sensoriais, sua filosofia de design sustentável e produtos que valorizam a herança cultural ao mesmo tempo que reinventam o luxo contemporâneo.

O México se tornou um vibrante polo de inovação no campo das fragrâncias — um lugar em que o artesanato e a relevância cultural se entrelaçam de maneiras extraordinárias. A Xinú representa bem esse espírito, redefinindo o luxo contemporâneo por meio da autenticidade, da arte e da narrativa,” afirmou Stéphane de La Faverie, presidente e diretor-executivo da The Estée Lauder Companies. “Na condição de investidores minoritários, temos orgulho de contribuir para o crescimento contínuo da Xinú e para a disseminação da criatividade e espírito rico do México e da América Latina ao redor do mundo.

Por trás da Xinú estão três fundadores com experiências complementarias. Verónica Peña é a responsável pela visão olfativa da marca. Com mais de 30 anos de experiência em design conceitual e desenvolvimento de marcas, Ignacio Cadena apresenta uma estética ousada que estabelece a linguagem visual da marca; por sua vez, Héctor Esrawe — um dos designers industriais mais renomados da América Latina — contribui com um olhar detalhista e uma sensibilidade inovadora que reforçam a autenticidade como fundamento da marca. Em parceria, eles construíram uma marca fundamentada na sustentabilidade e no propósito, onde os produtos são concebidos pensando na longevidade e as práticas ancestrais são reinterpretadas para a vida moderna.

A The Estée Lauder Companies – que também detém marcas de fragrâncias mundialmente famosas como Estée Lauder, Aramis, Jo Malone London, Tom Ford, Le Labo, Éditions de Parfums Frédéric Malle, Kilian Paris e Balmain Beauty – realizou o aporte minoritário por meio de sua divisão estratégica de investimento e incubação em estágio inicial, denominada New Incubation Ventures (NIV).

A Xinú de las Americas é atualmente à venda no México e nos EUA.