As tinturas de cabelo comercializadas nos Estados Unidos não mais conterão acetato de chumbo, de acordo com uma decisão recente da Food and Drug Administration (FDA). A agência decidiu proibir o acetato de chumbo nas corantes capilares como resultado de uma petição que levou a conclusão que não há mais "certeza razoável" de que seu uso é sem perigo para a saúde.

O acetato de chumbo foi originalmente permitido para uso em corantes capilares em 1980 nos EUA, e foi usado em produtos de coloração capilar "progressivos", mas de acordo com os Centers for Disease Control and Prevention dos EUA, não há nível de exposição seguro para o chumbo. - Foto: © Manuel-F-O / IStock.com

"Essa ação é parte do nosso compromisso com a proteção dos americanos para reduzir a exposição a substâncias tóxicas e reforça os esforços do governo federal para reduzir a exposição ao chumbo", disse Scott Gottlieb, presidente da FDA, em uma declaração. "O acetato de chumbo foi originalmente aprovado como corante capilar há quase 40 anos, desde essa data nossa compreensão dos perigos da exposição ao chumbo mudou consideravelmente. Sabemos agora que o uso de acetato de chumbo em corantes capilares para adultos já não atende aos nossos padrões de segurança. Além disso, existem corantes alternativos sem chumbo."

O acetato de chumbo foi inicialmente autorizado como corante capilar nos Estados Unidos em 1980, mas de acordo com os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças, não há nível de exposição segura para chumbo.

A FDA concedeu aos fabricantes um período de transição de 12 meses, a partir da entrada em vigor da nova regulamentação, para permitir que reformulassem seus produtos.

Alguns fabricantes já começaram a reformular seus produtos com outro corante que não contém chumbo, o citrato de bismuto.