Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Embalagem e design

Eastman apresenta novas soluções sustentáveis para embalagens plásticas

A Eastman continua trilhando o caminho da sustentabilidade, com o objetivo de melhorar radicalmente sua carteira de soluções para embalagens cosméticas. No salão Luxe Pack Monaco, realizado de 30 de setembro a 2 de outubro de 2019, o fabricante de resinas plásticas apresentou a segunda geração do Trēva, alternativa sustentável aos plásticos ABS. No ano passado, a empresa tinha apresentado a primeira versão do produto.

Eastman Cristal™ EV600 copolyster

Eastman Cristal™ EV600 copolyster

Trēva, ainda mais verde

"Em termos de desempenho e estética, o novo Trēva é idêntico à geração anterior. No entanto, utilizamos uma moderna tecnologia de reciclagem química para aumentar o teor de material reciclado", explica Clark Ensminger, Market Development Manager do departamento Specialty Plastics da Eastman.

Na prática, em relação à versão anterior, a fórmula da resina ganhou 23,5% de material reciclado pós-consumo (PCR): enquanto a versão anterior continha 48% de plástico à base de celulose, a segunda geração do Trēva contém mais de 70% de materiais não fósseis.

"Efetuamos um grande número de testes para verificar o desempenho e as características estéticas do Trēva em batons, tampas e estojos compactos. Em muitos aspectos, ele é melhor que os plásticos ABS. Porém, trata-se de um material diferente, que requer um know-how específico. Em alguns casos (cerca de 30%), são necessários moldes e ferramentas especiais", continua Clark Ensminger. "Seja como for, a nova geração do Trēva apresenta exatamente as mesmas características técnicas e estéticas que a primeira. A diferença é seu perfil mais sustentável".

Poliésteres à base de PCR

Durante o salão Luxe Pack, a Eastman apresentou também sua nova linha de copoliésteres Cristal Revēl, à base de poliésteres reciclados pós-consumo (PCR).

"A plataforma Revēl tem como base um plástico PET reciclado de grau alimentar, misturado a copoliésteres virgens. O teor em materiais reciclados varia entre 15% e 50%, em função das exigências técnicas do cliente", explica Clark Ensminger.

O nível de transparência e a cor do Cristal Revēl dependem do teor em material reciclado. No Luxe Pack, a Eastman apresentou diversas amostras, mas é a versão com 40% de PCR que será comercializada inicialmente.

Economia circular

Para desenvolver esses materiais sustentáveis e integrá-los a um modelo de economia circular, a Eastman criou três fluxos de reciclagem de plástico que utilizam processos mecânicos e químicos, a fim de possibilitar a reciclagem de misturas de poliéster e resíduos plásticos de origens diferentes.

"Nosso objetivo é que, futuramente, todos os nossos materiais possam ser integrados a um fluxo de economia circular", afirma Renske Gores, Segment Market Manager, Plastics Packaging, Specialty Plastics da Eastman. "Mantemos uma assídua colaboração com a Fundação Ellen MacArthur e compartilhamos com essa instituição a mesma definição de economia circular. Assim sendo, criamos três circuitos para os produtos que foram apresentados no salão Luxe Pack".

Essas soluções, que seguem um modelo circular e oferecem um imenso potencial de transformação para a indústria, foram premiadas pelo júri do Luxe Pack in Green Awards.

Vincent Gallon
(Tradução: Maria Marques)

Portfólio

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Asia Cosme Lab
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Graças ao crescimento de sua população jovem (atualmente a maior do mundo), ao aumento de sua classe média e à expansão do uso da internet tanto nas cidades como nas zonas rurais, a Índia está a um passo de se tornar o próximo gigante do mercado de beleza, seguindo o exemplo da China. A agência Asia Cosme Lab mergulhou no fascinante mercado (...)

+ informações

Seções