Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Embalagem e design

Eastman apresenta novas soluções sustentáveis para embalagens plásticas

A Eastman continua trilhando o caminho da sustentabilidade, com o objetivo de melhorar radicalmente sua carteira de soluções para embalagens cosméticas. No salão Luxe Pack Monaco, realizado de 30 de setembro a 2 de outubro de 2019, o fabricante de resinas plásticas apresentou a segunda geração do Trēva, alternativa sustentável aos plásticos ABS. No ano passado, a empresa tinha apresentado a primeira versão do produto.

Eastman Cristal™ EV600 copolyster

Eastman Cristal™ EV600 copolyster

Trēva, ainda mais verde

"Em termos de desempenho e estética, o novo Trēva é idêntico à geração anterior. No entanto, utilizamos uma moderna tecnologia de reciclagem química para aumentar o teor de material reciclado", explica Clark Ensminger, Market Development Manager do departamento Specialty Plastics da Eastman.

Na prática, em relação à versão anterior, a fórmula da resina ganhou 23,5% de material reciclado pós-consumo (PCR): enquanto a versão anterior continha 48% de plástico à base de celulose, a segunda geração do Trēva contém mais de 70% de materiais não fósseis.

"Efetuamos um grande número de testes para verificar o desempenho e as características estéticas do Trēva em batons, tampas e estojos compactos. Em muitos aspectos, ele é melhor que os plásticos ABS. Porém, trata-se de um material diferente, que requer um know-how específico. Em alguns casos (cerca de 30%), são necessários moldes e ferramentas especiais", continua Clark Ensminger. "Seja como for, a nova geração do Trēva apresenta exatamente as mesmas características técnicas e estéticas que a primeira. A diferença é seu perfil mais sustentável".

Poliésteres à base de PCR

Durante o salão Luxe Pack, a Eastman apresentou também sua nova linha de copoliésteres Cristal Revēl, à base de poliésteres reciclados pós-consumo (PCR).

"A plataforma Revēl tem como base um plástico PET reciclado de grau alimentar, misturado a copoliésteres virgens. O teor em materiais reciclados varia entre 15% e 50%, em função das exigências técnicas do cliente", explica Clark Ensminger.

O nível de transparência e a cor do Cristal Revēl dependem do teor em material reciclado. No Luxe Pack, a Eastman apresentou diversas amostras, mas é a versão com 40% de PCR que será comercializada inicialmente.

Economia circular

Para desenvolver esses materiais sustentáveis e integrá-los a um modelo de economia circular, a Eastman criou três fluxos de reciclagem de plástico que utilizam processos mecânicos e químicos, a fim de possibilitar a reciclagem de misturas de poliéster e resíduos plásticos de origens diferentes.

"Nosso objetivo é que, futuramente, todos os nossos materiais possam ser integrados a um fluxo de economia circular", afirma Renske Gores, Segment Market Manager, Plastics Packaging, Specialty Plastics da Eastman. "Mantemos uma assídua colaboração com a Fundação Ellen MacArthur e compartilhamos com essa instituição a mesma definição de economia circular. Assim sendo, criamos três circuitos para os produtos que foram apresentados no salão Luxe Pack".

Essas soluções, que seguem um modelo circular e oferecem um imenso potencial de transformação para a indústria, foram premiadas pelo júri do Luxe Pack in Green Awards.

Vincent Gallon
(Tradução: Maria Marques)

Portfólio

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

Diante da propagação do novo coronavírus (COVID-19) em Nova York e nos Estados Unidos, os organizadores da feira Luxe Pack New York divulgam o adiamento do evento para 15 e 16 de setembro. O local permanece inalterado: Jacob K. Javits Convention Center (Hall 1B). Com essas novas datas, o evento será quase concomitante com o MakeUp in (...)

+ informações
Palavra de especialista
Reformulação olfativa, um delicado exercício

Suzy Le Helley
Reformulação olfativa, um delicado exercício

Os perfumes clássicos — aqueles que, segundo dizem, nunca saem de moda — estariam em perigo? Diante da proibição, pela legislação europeia, de um número cada vez maior de ingredientes, sob o pretexto de que podem causar alergias ou irritações, e da crescente dificuldade de se adquirir determinadas substâncias naturais, os perfumistas estão (...)

+ informações

Seções