O Trēva é um novo termoplástico sem BPA contendo 45% de plástico à base de celulose proveniente de florestas norte-americanas geridas de forma sustentável. Além disso, devido às suas qualidades estéticas, mecânicas e químicas, é uma alternativa que funciona tão bem quanto o acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS).

O novo material Trēva da Eastman é uma solução ideal para as marcas de cosméticos que buscam soluções sustentáveis para embalagens opacas e coloridas”, explica Cédric Perben, líder da Plataforma Global de Cosméticos Técnicos, Specialty Plastics da Eastman. “Ao contrário de outros materiais celulósicos, o Trēva atinge uma excepcional profundidade de cor e um alto brilho para aplicações opacas. Além de garantir estética ideal, sua excelente resistência química aos óleos da pele ajuda a garantir que a embalagem não quebre, enrole, fique quebradiça ou descolorida durante a vida útil do produto cosmético.

O Trēva serviu de base para o desenvolvimento de um pó compacto eco-concebido, em parceria com o Groupe Rocher. O Groupe Rocher compartilhou seu conceito de um “estojo compacto ecodesenvolvido”, simplificando o processo em uma única etapa, em vez das típicas três etapas. O design também elimina os pinos das dobradiças de metal e usa pinos de plástico.

Ao eliminar o metal e usar menos materiais no desenvolvimento, o Groupe Rocher criou um estojo compacto que requer menos recursos naturais para ser produzido, usando menos energia e eliminando etapas secundárias de processamento, sem comprometer a funcionalidade da embalagem e os códigos estéticos da marca”, diz Stéphane Tétaud, responsável pelo desenvolvimento de embalagens de maquiagem. "Isso economiza tempo e dinheiro durante o processo de fabricação e tem o benefício adicional de dar um passo à frente em relação à reciclagem".

A tampa é composta pelo novo copoliéster Eastman Cristal™ EV600, um polímero de alto fluxo, semelhante ao vidro, que tem certificação bronze do Cradle to Cradle Products Innovation Institute.