Kamila Fonseca, gerente de marketing da Salon Line

Kamila Fonseca, gerente de marketing da Salon Line

Observar o comportamento dos consumidores é essencial para descobrir boas oportunidades no mercado. Foi assim que marcas brasileiras de haircare, como a Salon Line e a Lattans, criaram produtos com vinagre de maçã, sucesso entre quem procura formulações mais naturais para tratar as madeixas.

Percebemos que nossas clientes começaram a usar o vinagre de maçã com bastante frequência, em receitas caseiras. Apesar do efeito positivo que causava nos cabelos, a maior reclamação vinha do cheiro não muito agradável que ele deixava nos fios”, conta Kamila Fonseca, gerente de marketing da Salon Line. “Assim, o ingrediente passou a ser muito solicitado em nossos canais”, acrescenta.

O desafio estava lançado: desenvolver produtos que garantissem os benefícios percebidos pelas adeptas do uso do vinagre de maçã culinário, mas eliminando o seu forte odor ácido. Para resolver a questão, a Salon Line lançou sua primeira linha de produtos com fragrâncias encapsuladas. O aroma escolhido para os produtos da coleção #todecacho Vinagre de Maçã é liberado por meio de nanotecnologia, de acordo com o movimento do cabelo, e pode permanecer nos fios por até 24 horas.

Indicada para cabelos ondulados, cacheados e crespos, a linha que promete brilho e controle de frizz, logo virou sucesso entre as consumidoras. “Inicialmente tínhamos creme para pentear, ativador de cachos e geleia. Mas, a pedidos das nossas clientes, introduzimos o spray finalizador, máscara 2 em 1, xampu e condicionador”, relata Fonseca.

Bruna Lattanze, Diretora da Lattans

Bruna Lattanze, Diretora da Lattans

Já a Lattans uniu o vinagre de maçã a outro ingrediente que está em alta no mundo dos cosméticos, a água micelar, para lançar no final do ano passado uma linha profissional com xampu, condicionador e máscara de hidratação. De uso diário e para os tipos de cabelos, os produtos garantem limpeza profunda, sem agressão às fibras capilares, e hidratação.

De acordo com Andrea Romano, educadora técnica na London Cosméticos, os benefícios do vinagre de maçã estão relacionados à sua composição. Com 5% de ácido acético e 95% de água, além de outros 33 ativos, como vitaminas, minerais e fitoquímicos, a substância natural – obtida por meio da fermentação da maçã com leveduras e bactérias benéficas ao nosso organismo – é capaz de selar as cutículas dos fios, facilitando a retenção de líquidos e nutrientes essenciais para a saúde das madeixas e promovendo brilho e maciez.

Existem ainda outras vantagens. “Por suas propriedades antibacterianas e antifúngicas, ele auxilia no equilíbrio da oleosidade e no combate às caspas. Além disso, remove as impurezas de produtos como sprays finalizadores, géis, máscaras, cremes e pomadas, que podem deixar um aspecto opaco, e é ótimo para deixar os cachos soltos e com muita definição”, comenta Bruna Lattanze, diretora da Lattans.

Como é também um restaurador natural do pH dos fios, o vinagre de maçã pode ser um excelente aliado aos cabelos agredidos por procedimento químicos alcalinos, como alisamentos. “Ao reequilibrar o pH capilar, o vinagre de maçã oferece restauração da estrutura e organização das camadas cuticulares, auxiliando até no desembaraçar”, explica Albina de Fátima Silva Ramalho Garcia, professora do curso de Estética da Universidade Anhembi Morumbi.

Versátil, o vinagre de maçã também tem sido usado como antisséptico natural no controle de mau hálito e odores nos pés, para o tratamento de acne, clareamento de manchas nas unhas e há quem diga que favorece até a redução da celulite. A indústria de cosmético deve acompanhar a tendência de perto.