Biodegradáveis, 100% naturais, veganos e certificados pela COSMOS, os dois novos ingredientes são extraídos da polpa de abeto-negro (Picea mariana) revalorizada por meio de uma tecnologia patenteada. Segundo a Croda, ambos apresentam características excepcionais em termos sensoriais e ópticos, em particular por possibilitarem o efeito soft-focus nos produtos de cuidado da pele, além de melhorarem a cobertura e a intensidade de cores em produtos de maquiagem.

"Com desempenho similar ou superior ao das microesferas de plástico, o ChromaPur CV2 e o ChromaPur CV7 constituem uma alternativa sustentável e funcional às partículas sintéticas, contribuindo para combater a poluição por plásticos", afirma a empresa em um comunicado.

Com sede em Quebec, a Anomera atua principalmente no desenvolvimento de nanocristais de celulose carboxilada de alta qualidade, produzidos a partir de polpa de abeto-negro (também conhecido como espruce-preto) colhido por métodos sustentáveis nas florestas canadenses. Os nanocristais de celulose carboxilada são transformados em partículas de pó do tamanho de um mícron, possibilitando assim a criação de ingredientes adaptados às necessidades da indústria de beleza.

"Constatamos que um número cada vez maior de consumidores, preocupados com a preservação do meio ambiente, têm pressionado a indústria de cosméticos a buscar soluções mais sustentáveis. Como consumidora, tenho muito orgulho em oferecer uma solução que contribui para diminuir o impacto ambiental dos produtos de beleza", comenta Aude Lemoine-Dessaint, que atua para a Croda como Marketing Manager Beauty Care.

Em 2020, a Croda e a Anomera firmaram uma parceria com o objetivo de colaborarem no desenvolvimento de ingredientes cosméticos multifuncionais e inovadores. Atualmente, a Croda é a distribuidora exclusiva dos materiais desenvolvidos pela Anomera no mercado de beleza.