Especialista e pioneiro na criação e no fornecimento de ingredientes vegetais e naturais para a indústria mundial de beleza, o grupo francês Alban Muller passa a fazer parte da família Croda, proprietária das empresas Sederma e Crodarom, também francesas. Depois de comprar, no final do ano, o fabricante espanhol de perfumes Iberchem, a Croda mais uma vez reforça sua presença no mercado extremamente dinâmico dos cosméticos naturais.

Ecológicos e naturais

Com um faturamento anual de 18 milhões de euros no exercício findo em 30 de junho de 2020, a Alban Muller conquistou renome com sua política ecológica de desenvolvimento de extratos botânicos e ingredientes cosméticos naturais, bem como por sua capacidade de formulação de produtos naturais e orgânicos para a indústria de cosméticos. Desde sua criação, em 1978, a empresa francesa sempre focou em matérias-primas de origem local.

Atualmente, o Grupo Alban Muller International emprega 90 pessoas.

Tecnologias inovadoras

A operação amplia a carteira de ingredientes ativos da Croda destinados a clientes do setor de cosméticos. Segundo a companhia britânica, a Alban Muller "se integra perfeitamente" à divisão Personal Care da Croda, complementando suas atividades no segmento Beauty Actives, desenvolvidas pelas empresas Crodarm e Sederma.

Com a aquisição, a Croda terá também acesso a algumas das tecnologias mais inovadoras do mercado de insumos vegetais, em particular à Zeodratation, método de secagem com baixo consumo de energia que preserva os ingredientes ativos mais frágeis. Para completar, a Croda pretende impulsionar o crescimento futuro da Alban Muller, oferecendo à empresa francesa acesso a uma rede comercial presente no mundo inteiro.

"A aquisição da Alban Muller consolida o posicionamento da Croda como líder mundial no segmento de princípios ativos naturais e botânicos e contribui para que possamos atender à crescente demanda de clientes que buscam ingredientes de origem natural, a fim de melhorar o perfil ecológico de seus produtos", explica Maarten Heybroek, presidente da divisão Consumer Care da Croda.

Sujeita às condições suspensivas habituais, a operação deverá ser concluída até o final do primeiro trimestre de 2021.