Após uma interrupção de dois anos, o salão Cosmoprof Worldwide Bologna retoma o modelo presencial, apresentando mais de 2.700 expositores provenientes de 71 países. O hall de exposições acolherá 34 pavilhões coletivos, sendo 26 pavilhões nacionais.

Buyer Program e Cosmoprof My Match

Buscando oferecer um programa de visitas e serviços específicos às empresas internacionais, o Cosmoprof Worldwide Bologna aumentou os investimentos no Buyer Program, projeto que objetiva incentivar a participação de importadoras, distribuidoras e atacadistas selecionados e facilitar a organização de reuniões de negócios com os expositores.

Para atrair a presença de grandes redes de distribuição e de perfumaria da Itália e de outros países da Europa, assim como de distribuidoras e importadoras do Oriente Médio e dos países do Golfo, os organizadores criaram projetos específicos com parceiros do setor de mídia e com associações profissionais.

Além disso, a fim de otimizar a experiência de visita ao Cosmoprof e permitir que os participantes planejem reuniões de negócios com antecedência, a Cosmoprof My Match, plataforma digital de interação entre empresas idealizada pelo Cosmoprof, colocará à disposição um chat em tempo real e diversas ferramentas virtuais que facilitarão o networking entre expositores e visitantes.

Simplificar a participação de empresas internacionais

O Ministério italiano das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional e a Agência Italiana de Comércio Internacional (ITA) se propuseram a prestar apoio ao evento, facilitando a presença de compradores, distribuidoras e importadoras dos principais mercados. Graças às verbas disponibilizadas no âmbito do plano de promoção de produtos Made in Italy, o Cosmoprof está propondo um programa de hospitalidade destinado a empresas selecionadas.

Recentemente, uma série de disposições regulamentares foram adotadas com o objetivo de facilitar o acesso de compradores e expositores estrangeiros (inclusive originários de países fora da União Europeia) a salões profissionais na Itália. Mais informações disponíveis no site do Ministério italiano da Saúde.

Projetos e eventos especiais

Paralelamente ao espaço de exposição, o Cosmoprof e o Cosmopack Worldwide Bologna estão programando eventos e projetos especiais.

Da quinta-feira ao sábado, o espaço CosmoTalks oferecerá, para as empresas e os profissionais que participarem do salão, uma série de conferências e seminários exclusivos que darão um panorama do trabalho de especialistas de diversas regiões do mundo.

A agência de tendências Beautystreams fará uma apresentação do relatório anual CosmoTrends. Passando em revista as propostas dos expositores, os palestrantes salientarão as tendências mais marcantes, indicando suas possíveis evoluções.

A Beautystreams é também responsável pela curadoria do projeto Cosmoprof & Cosmopack Awards, que destaca as propostas mais inovadoras e os produtos de beleza com maior impacto para os consumidores.

Por último, o evento apresentará mais uma vez o espaço CosmoFactory, instalado na seção Cosmopack. Esse projeto especial recria, dentro do salão, todo o processo de fabricação de um produto cosmético específico, desde o desenvolvimento da fórmula até o envase na embalagem que melhor corresponde a suas características. Nesta oitava edição, o projeto apresentará o processo de criação e fabricação da "Six4all", base multiétnica que associa um elemento neutro a seis tonalidades diferentes. A instalação será realizada pela agência francesa de design Centdegrés, com a colaboração de diversas empresas do setor: Pink Frogs Cosmetics (fornecedora da base e das seis tonalidades de cores), Marchesini Group Beauty (equipamentos), PennelliFaro (um pincel especialmente desenvolvido para a aplicação do produto), Scandolara (fornecedora da embalagem primária, uma bisnaga de alumínio exclusiva), Seriplast AT Emballage (amostras) e Gatto Astucci (fornecedora da embalagem secundária, um sachê criado para valorizar o produto). O projeto contará também com a participação da Stratasys e sua tecnologia industrial 3D.