Para se divertir, mas às vezes também para economizar dinheiro e recursos, alguns usuários do TikTok perceberam que os cosméticos podem ter muitas vidas e satisfazer a uma infinidade de objetivos. Nos últimos meses, essa rede social vem atuando como uma fonte inesgotável de ideias, cada uma mais original que a outra. Ao criar, com maior ou menor sucesso, maneiras inovadoras de usar os produtos de beleza, eles estão subvertendo a função inicial dos cosméticos.

Embora, de início, essas experiências possam parecer bizarras, algumas vezes são eficazes – pelo menos é o que afirma a comunidade TikTok. Além disso, são sustentáveis, pois evitam desperdícios e a necessidade de comprar uma grande quantidade de produtos diferentes.

Para cada lápis, um uso alternativo

No espaço de poucas semanas, os usuários do TikTok inverteram as funções iniciais de lápis labiais e lápis de sobrancelha. Alguns usam o lápis labial para conferir aos olhos um efeito esfumado simplesmente perfeito; outros usam o lápis de sobrancelha para obter a tonalidade ideal de batom. Não é fácil acompanhar tanta novidade. Mas essas dicas já foram visualizadas – e quem sabe até adotadas – por milhares de usuários.

E a experiência de busca da tonalidade ideal para os lábios não para por aí: não contentes em alterar a função do lápis de sobrancelha, os tiktokers decidiram adicionar um pouco de blush, produto normalmente aplicado nas maçãs do rosto, e finalizaram a experiência com um pequeno toque de gloss. Segundo os principais interessados, o resultado final confere à boca um efeito de puro glamour e volúpia, bem mais, certamente, do que o resultado obtido com um simples batom.

Corretivo, o novo iluminador

Você provavelmente não sabia, mas parece que os corretivos não servem apenas para dissimular as olheiras. Hoje em dia, podem ser misturados a outras texturas para iluminar o olhar ou para realizar um contouring perfeito.

Há algumas semanas, uma usuária do TikTok ressuscitou uma técnica muito usada nos anos 2000: aplicar generosamente um corretivo branco, a fim de estruturar a forma do rosto e iluminar o olhar. Com milhões de visualizações, o vídeo realizado por ela viralizou.

Antes dele, um outro vídeo viral extremamente criativo teve como tema o Rainbow Contour, método que garante um brilho natural simplesmente perfeito, sem usar nem uma só gota de base facial. Esse resultado é obtido em poucos minutos com o uso de corretivos, blush e cremes bronzeadores, aplicados em camadas superpostas como um arco-íris. A técnica foi apresentada em vários vídeos postados pelas numerosas fãs de contouring.

Subverter e inovar

Outras usuárias do TikTok decidiram subverter o uso do massageador de jade – acessório inicialmente destinado a tonificar a pele do rosto e atenuar olheiras e rugas –, transformando-o em aplicador beauty blender. A ideia foi bem recebida, pois, além de oferecer os benefícios do massageador de jade, garante uma aplicação precisa da base facial. Mas o sucesso durou pouco: a técnica exige tempo e uma boa dose de paciência.

Bem mais ousada foi a ideia de outro tiktoker, que usou gel lubrificante íntimo como base para a maquiagem, criando um primer facial no mínimo original. A partir dessa iniciativa, muitos usuários postaram vídeos em que mostram, extasiados, um rosto luminoso.

Mas, por motivos óbvios de segurança, não se deve subverter o uso inicial de alguns produtos. Além disso, esses hábitos podem se tornar um verdadeiro quebra-cabeça para os fabricantes, que deverão refletir sobre o uso "razoavelmente" previsível de seus produtos. Dito isso, vamos combinar: essas experiências são também uma tremenda fonte de inspiração e de inovação.