A Lola Cosmetics agora é Lola from Rio. Fundada em 2011, no Rio de Janeiro, a marca de cosméticos veganos troca de nome mirando o comércio internacional.A Lola Cosmetics ganhou o Brasil em pouquíssimo tempo, tendo clientes fiéis nos quatros cantos do país. Agora, a marca ganhou o mundo e como não existe nada mais brasileiro e conhecido no mundo todo que o Rio de Janeiro, ao ganhar força o processo de exportação, resolvemos deixar a nossa marca ainda mais brasileira, trazendo o ‘from Rio’ para nosso nome. Somos ‘Lola from Rio to the world”, diz o diretor comercial Pedro Taguchi.

A Lola iniciou sua expansão internacional em 2018, levando seus produtos para Portugal. Desde então, muita coisa aconteceu. “Hoje, já estamos presentes em mais de 40 países, o que tem trazido reconhecimento e prestígio para a marca não só no exterior, como no próprio Brasil”, comenta o executivo.

Europa representa quase 50% dos negócios internacionais

Ele conta que a Europa representa quase a metade do volume de negócios internacionais, com destaque para Portugal, onde a Lola conta com dez quiosques de vendas. “Na Espanha, França, Itália e alguns países do leste europeu, a marca tem ótima aceitação do público. Em 2023 iniciamos uma nova fase de expansão nos Estados Unidos e México e acreditamos que, entre três e cinco anos, teremos espaço para crescer na Ásia e Austrália, onde nossa presença ainda é tímida”.

Taguchi acrescenta que, neste ano, a Lola também cresceu de forma mais estruturada na América Latina, chegando à vizinha Argentina.O desejo de ingressar no mercado argentino existia desde que iniciamos a internacionalização. Todavia, entendemos que o segundo maior mercado sul-americano necessitava de um plano de entrada bem-feito. E foi o que fizemos ao encontrar um grande parceiro comercial, a rede Las Margaritas, maior cadeia de varejo da Argentina, desenhando uma estratégia de entrada ganhadora, que resultou em presença em 51 lojas e 300 pontos de venda nacionalmente em poucos meses”.

Comércio exterior pode representar 50% das vendas em cinco anos

A meta da Lola from Rio é que até 2025 o comércio exterior represente 30% do total de suas vendas, podendo chegar a 50% nos próximos cinco anos. “Boa parte desse crescimento deve ocorrer por meio da maturação e maior penetração nos mercados já abertos. Na internacionalização, muitas marcas disputam uma corrida desenfreada pela abertura de novos países. Isso traz status, mas nem sempre bons resultados. Preferimos concentrar esforços e recursos onde podemos expandir com mais velocidade. Contudo, a abertura em novos países também deve responder por aproximadamente um terço desse crescimento internacional”, afirma o diretor comercial.

Os negócios internacionais seguem a estratégia multicanal da empresa no Brasil. “Hoje encontramos Lola nas perfumarias, grandes sites de varejo, principais redes farma, lojas de departamento e canal alimentar, além da loja própria, que ajuda a aumentar ainda mais o desejo do consumidor pela marca. Nas lojas entregamos uma ‘Lola Experience’, onde ele é apresentado a todo nosso portfólio por uma consultora de beleza treinada para indicar o melhor produto para seu cabelo e pele”, aponta Taguchi.

Ele finaliza ressaltando que o plano de expansão da Lola from Rio também prevê o mercado interno. “Nossa perspectiva para 2024 é superar em 30% o que realizamos em 2023. Acreditamos que ainda há muito espeço de crescimento nas regiões do centro-oeste e nordeste, principalmente em lojas especializada. O crescimento de anos futuros também deverá seguir nesta toada”.