Ex-sócia da rede de perfumarias Sumirê, a família Kamachi decidiu seguir caminho próprio depois de quase três décadas no negócio. Saindo da sociedade com o controle de 16 lojas, fez a aquisição da Perfumaria 2000, que contava com 10 pontos de venda, e assim inaugurou em setembro de 2018 a sua nova marca, a Soneda Perfumaria.

A rede cresceu, chegando a novos pontos da cidade de São Paulo e interior paulista – hoje detém 30% do market share de perfumaria auditadas no estado, segundo a Nielsen. O foco da Soneda sempre esteve em lojas de rua e no público classe C, que representa 70% dos seus consumidores. Porém, desde o início de 2022, a empresa vem mirando nos shoppings centers para expandir.

Desde que criamos a rede, tínhamos o objetivo de chegar aos shoppings. Abrimos em 2019 uma loja no Parque Shopping Maia, e no ano seguinte, no Shopping Internacional, ambos em Guarulhos. Essas experiências deram muito certo e fortaleceram nosso aprendizado”, afirma o diretor Minoru Kamachi.

Ele diz que a Soneda entendeu que existia uma lacuna que ainda era possível ocupar em shoppings centers. “Para assumir esse papel, em nosso novo posicionamento estratégico, decidimos instalar megalojas de belezas nesses espaços. São unidades amplas, com mais de 600 m2, e este tem sido nosso propósito agora”.

Kamachi pondera os prós e contras de se instalar nos centros de compras. “Estar em shopping tem um custo de ocupação mais alto. Porém, você tem mais segurança dentro deste espaço e a competição é mais justa, já que você acaba não concorrendo com o comércio informal, algo a que você está sujeito com lojas de rua”.

Ele conta que o faturamento em unidades de shopping também é maior. “O ticket médio é um pouco mais alto, até porque você tem que ajustar o mix de produtos e assim acaba atingindo uma classe social mais elevada, um público mais A e B. Isso impacta diretamente no ticket médio e esse foi um dos motivos que nos fez dar foco nas lojas de shopping a partir de 2022”, revela.

A rede encerrará 2022 com 39 pontos em operação – sendo cinco em shoppings –, além do e-commerce, que estreou em junho de 2020 e representa 3% das suas vendas atuais. “O ano foi muito bom. Só pelo fato de estarmos abertos e não termos que fechar as portas das lojas como aconteceu nos anos de pandemia, já estamos comemorando. E nós estamos crescendo dois dígitos, o que é muito satisfatório”, afirma o diretor.

Antes prevista para esse ano, a abertura de uma megaloja na Av. Paulista ficará para o primeiro trimestre de 2023. “Em função da complexidade de fazer obras na região, com limitação de horários, tivemos que adiar a inauguração”, diz Kamachi. Ele revela que ter uma unidade na famosa avenida de São Paulo era um sonho antigo da família. “Há muitos anos, vínhamos pleiteando e procurando um ponto no endereço. Agora temos essa oportunidade e queremos levar ao coração de São Paulo uma flagship à altura do que os paulistanos e a capital merecem”.

Para o próximo ano, os planos de expansão da Soneda continuarão centrados em shoppings, de acordo com o executivo. “Nós vamos avançar em mais alguns shoppings no estado de São Paulo. Acreditamos no crescimento espiral, de dentro para fora, e quando for a hora certa e a gente julgar que está preparado para ir para outros estados, isso vai acontecer. Mas não será ainda em 2023”, ele revela.