Desde que a Positiv.a foi criada, em 2016, seus objetivos eram claros: ser uma empresa B, ou seja, ecologicamente e socialmente responsável. Fomentando a economia circular e incentivando a diminuição do consumo de plástico, a empresa chegou ao mercado com foco em produtos sustentáveis para a limpeza da casa.

Passados quatro anos, a startup expandiu, se lançado agora no segmento de cuidados pessoais. “Desde o início da Positiv.a, tínhamos o desejo de ter uma linha completa para o corpo e natureza. Optamos por iniciar pela limpeza da casa, porque havia menos empresas e pessoas fazendo de forma consciente”, explica o co-CEO Leandro Menezes.

Leandro Menezes é co-CEO da Positiv.a

Leandro Menezes é co-CEO da Positiv.a

No ano passado, o volume de pessoas nos pedindo recomendação de marcas brasileiras sérias em relação a ingredientes e embalagem e que oferecessem produtos de autocuidados ficou cada vez mais frequente. Foi aí que decidimos investir no nosso time interno de inovação para criar a nova linha de autocuidado”, ele afirma.

A linha traz produtos para o cuidado da pele e do cabelo, higiene bucal e bem-estar. Assim como os itens de limpeza da casa, eles têm base 100% vegetal e poucos ingredientes, não levando substâncias tóxicas e sendo rapidamente biodegradáveis. Veganos e hipoalergênicos, são também multifuncionais. O óleo hidratante de amêndoas, por exemplo, pode ser usado na pele, cabelo e também para massagens. “A Positiv.a tem como propósito a conscientização de que todos nós somos parte da natureza e acreditamos que o consumo é um caminho importante para essa reconexão”, diz o executivo.

A empresa mantém parceria com pequenos produtores rurais, que atuam como cocriadores das linhas. “Eles adaptam a produção para chegar à solução ideal e de forma a não agredir o meio ambiente. Esse modelo de negócio é parte da nossa missão e motivação”. De acordo com a marca, só em 2020 foi gerada uma renda de mais de R$ 154 mil aos pequenos produtores. “Queremos contribuir para uma cadeia de produção mais responsável, com menos espaço para desigualdades e mais cuidado com as pessoas envolvidas”, declara Menezes.

Outra preocupação durante o desenvolvimento da linha de autocuidados foi em relação à embalagem. “Todos os novos produtos são sem nenhum tipo de plástico, com exceção da pasta dental, que é a primeira no Brasil em embalagem de plástico reciclado”, ele informa. “Para que os rótulos não sejam prejudiciais ao meio ambiente, todos são serigrafados com tinta à base de água e nossa embalagem do desodorante, uma grande inovação, é feita com papel reciclado e impermeabilizada com cera vegetal. Dessa forma, se torna 100% compostável”.

A Positiv.a mantém ainda uma parceira de logística reversa com mais de 250 pontos de coletas em todo Brasil. “O material recolhido é levado a cooperativas de reciclagem que o separam e vendem para empresas que o transformarão em plástico, papel ou papelão reciclado pós-consumo, seguindo seu processo e voltando para o mercado como novas embalagens”, afirma o co-CEO. “Temos muito orgulho em ter todos os frascos e embalagens de papel e papelão 100% reciclados de material pós-consumo, o que acaba fomentando essa cadeia circular que dá um novo valor ao ‘lixo’, gera renda e precisa cada vez mais ser utilizada por todas as marcas”.

Segundo a empresa, em quatro anos, foram recicladas cerca de 45 toneladas de plástico e 12 de papelão. Além da venda no e-commerce, a marca está presente em supermercados, empórios e lojas de produtos naturais.