Um ano cheio de desafios e de difícil comparação. É assim que Gustavo Souza, head global de negócios para home & personal care da Oxiteno, define o 2020 para a empresa brasileira que é líder na produção de tensoativos e especialidades químicas nas Américas.

Maior crescimento nos últimos cinco anos

Iniciamos o ano com perspectivas muito positivas, principalmente por conta do processo de melhorias macroeconômicas que o Brasil vinha passando. Tanto que nossos resultados no primeiro trimestre foram acima do esperado. Entretanto, com a chegada da pandemia, nos vimos em um cenário de instabilidade nunca visto”, revela. “Tínhamos que preservar a saúde e segurança de todos os colaboradores, ao mesmo tempo em que precisávamos manter os níveis de produção, afinal, muitos de nossos produtos estão conectados às necessidades essenciais das pessoas, inclusive quando falamos no combate ao coronavírus”.

Segundo ele, o segundo trimestre foi muito conturbado, mas depois, passaram a observar um retorno com grande reposição de estoques nas indústrias, o que foi fortalecido pelos programas de auxílio emergencial. “A Covid-19 realmente teve impacto em diversos segmentos industriais. Mas surgiram novos hábitos de consumo diretamente relacionados às medidas de prevenção do vírus e produtos de higiene pessoal e limpeza passaram a ser muito mais demandados”, diz.

O Oxiteno conseguiu manter suas onze unidades em operação durante 2020 e, mesmo diante de um cenário tão adverso, alcançou a marca de 753 mil toneladas vendidas no ano, um aumento de 6% em comparação com a produção do ano anterior. Em faturamento, a alta foi ainda maior. A receita liquida de R$ 5,22 bilhões foi 22% superior à de 2019, sendo o maior crescimento registrado da companhia nos últimos cinco anos.

Certamente essa conquista foi puxada principalmente pelo aumento na demanda por especialidades químicas nos segmentos de home e personal care, cujos volumes de venda apresentaram aumento de 13%”, afirma o executivo. “A indústria química se mostra essencial não somente neste momento de pandemia, mas no dia a dia das pessoas”.

Ele conta que dentro do segmento de cuidados pessoais houve maior procura por produtos que unem praticidade e performance. “Alguns procedimentos de beleza que eram realizados com frequência em salões, passaram a ser feitos em casa. Por isso, os consumidores buscaram ainda mais resultado e facilidade no uso”.

Intensificador de reparação

Alinhada a essa tendência, a Oxiteno lançou em 2020 o Oxisense® R 1051, um intensificador de reparação desenvolvido para o cuidado de cabelos danificados por procedimentos como descoloração e tintura. “A solução entrega resultados excelentes e pode ser aplicada na formulação de diversos produtos da rotina de cuidados capilares, como shampoos, condicionadores, cremes de pentear, máscaras de tratamento, entre outros”, explica o líder de negócios globais.

Junto com os resultados de 2020, a Oxiteno também divulgou seu relatório de sustentabilidade. A companhia conquistou a categoria platinum do EcoVadis Sustainability Rating, plataforma que avalia a performance de sustentabilidade empresarial. Apenas 1% das empresas avaliadas no mundo alcançam a posição e no Brasil, a Oxiteno é a segunda a conquistá-la. “Isso reflete o nosso compromisso com a construção de uma indústria cada vez mais responsável com as pessoas, a sociedade e o meio ambiente”, finaliza Souza.