O recesso global imposto pela pandemia de Covid-19 causou um grande impacto no estilo de vida dos consumidores em todo o mundo. Os lares passaram a ganhar mais atenção, tanto do ponto de vista funcional, quanto emocional, o que fortaleceu a categoria de home fragrances, como confirma Diego Costa, diretor-executivo de perfumaria do Grupo Boticário.

Nos últimos anos, o segmento de produtos para a casa teve seu crescimento potencializado, com um aumento 10% entre 2021 e 2022, movimentando US$ 310,5 milhões, de acordo com a empresa de pesquisa de varejo NPD. Já no Brasil, um levantamento da Mintel aponta que 25% da população utiliza produtos aromáticos de ambiente, entre velas aromáticas, difusores em vareta e aromatizantes em spray, para criar um ambiente aconchegante”.

De olho nessa movimentação de mercado, O Boticário acaba de lançar a linha de perfumaria para ambientes Casa 214. “Acompanhando as tendências do setor global de fragrâncias e atentos ao comportamento do consumidor brasileiro, enxergamos uma oportunidade de ampliar nossa expertise em desenvolver fragrâncias. Hoje, com 46 anos de trajetória, somos referência em perfumaria, e utilizamos dessa experiência para extrair elementos que pudessem trazer autenticidade e personalidade para Casa 214”, diz Costa.

Núcleo de Inteligência Olfativo criou três coleções para Casa 214

O processo de desenvolvimento, que levou cerca de três anos, ficou a cargo do Núcleo de Inteligência Olfativa – NIO, formado por um time de avaliadores olfativos que, junto com o perfumista Cesar Veiga, estudam e desenvolvem todas as fragrâncias do Grupo Boticário. “Contamos com toda essa estrutura para criar fragrâncias especiais, que fazem parte da memória afetiva coletiva de nossos consumidores e criam uma atmosfera única para os ambientes, tornando-os mais agradáveis e prazerosos”, explica o executivo.

A linha chega ao mercado com três coleções, Vanilla Sublime (com flor de lavanda, baunilha e musk), Gardênia Imperial (com florais brancas da gardênia, jasmim e muguet) e Brisa de Cedros (com limão, lírio do vale e cedro) que, de acordo com Costa, exaltam o conforto, sofisticação e a autenticidade de cada ambiente, respectivamente. Cada coleção traz quatro itens: aromatizador em spray, sabonete líquido, difusor de ambiente (varetas) e vela perfumada.

Nome e design resgatam a história do Boticário

O nome da nova marca resgata as origens do Boticário, cuja loja número um ocupava uma casa de número 214. Já a arquitetura da cidade de Curitiba, tão importante para o desenvolvimento do Grupo, serviu de inspiração para o design das sofisticadas embalagens dos produtos.

Novidades já são planejadas para a linha. “Estamos comprometidos em continuar investindo na inovação e no aprimoramento da linha Casa 214, buscando sempre atender às necessidades e expectativas da nossa comunidade”, afirma o diretor-executivo da perfumaria. Ele conta que os produtos já estão à venda em toda a rede O Boticário, nas lojas físicas, e-commerce, aplicativo e com revendedoras, e que desde o lançamento, observam um interesse crescente por parte dos consumidores e uma resposta bastante positiva do mercado.

Costa diz que, com a chegada de Casa 214, O Boticário quer estreitar o conceito de beleza e conforto para além do óbvio. “É importante estarmos ainda mais presentes e conectados em todos os ambientes e ocasiões de uso, seja durante o cuidado capilar, nos itens de make, na perfumação das casas ou um momento relaxante com vela e massagem com um aroma que gera identificação”.