A edição deste ano do salão in-cosmetics Global acolherá mais de 800 fornecedores de ingredientes cosméticos no Parque de Exposições Fira Barcelona Gran Via. Entre os expositores estarão marcas fiéis ao evento – como Arxada (conhecida anteriormente como Lonza Specialty Ingredients), BASF, Clariant, Codif, Croda, DSM , Evonik, Expanscience, Exsymol, Greentech, Lubrizol, Mibelle, Momentive, Nouryon, Roquette, Silab, Solvay, Shin-Etsu, Symrise, Stepan Europe e Wacker –, mas também cerca de 60 marcas que participarão do salão pela primeira vez, como AntalGenics, Cellugy ApS, Escruder, Gravel AI, Innomost e Sequential Bio.

Beleza sustentável, CBD e personalização

Acompanhando a atual transformação da indústria de cosméticos, os ingredientes que seguem a tendência clean beauty serão o grande destaque desta edição. Com uma taxa média de crescimento anual (CAGR) que deverá alcançar 40,1%, o mercado mundial de clean beauty movimentará 37,65 bilhões de dólares até 2028, segundo pesquisa da agência Research & Markets [1]. Apesar da definição um tanto imprecisa, em pouco tempo a clean beauty ganhou força, oferecendo soluções aos consumidores que desejavam produtos fabricados com ingredientes seguros, que não fossem tóxicos e tivessem o menor impacto possível para o meio ambiente.

Parte integrante dessa tendência, a sustentabilidade ocupa uma posição central entre as prioridades dos fornecedores de ingredientes cosméticos. Assim sendo, os organizadores decidiram criar o espaço Sustainability Zone, reunindo expositores que se propõem a ajudar os fornecedores e fabricantes a oferecer produtos mais sustentáveis. Patrocinado pela FarmForce e em parceria com a Ecovia Intelligence, o espaço abrangerá todas as etapas da cadeia de abastecimento, desde o planejamento até a formulação, incluindo a aquisição dos ingredientes e das embalagens, bem como a fabricação e o transporte.

"Com a crescente importância que a sustentabilidade vem ganhando e com a busca cada vez maior de soluções e produtos sustentáveis por parte dos consumidores, não é de surpreender que a clean beauty venha se afirmando como uma das principais tendências atuais", observa Roziani Zulkifli, Event Director do in-cosmetics Global. "E é por isso que temos o grande prazer de anunciar o lançamento da nova Sustainability Zone na edição deste ano, a fim de ampliar as oportunidades para que os participantes descubram soluções aos desafios que suas empresas estão enfrentando".

Inovação

Entre as outras tendências importantes que serão exploradas durante o salão, vale citar a personalização e o CBD. Para responder às questões que esses temas suscitam, os expositores levarão para o evento diversas soluções inovadoras.

A Active Concepts S.r.L, por exemplo, promete abordar dois temas muito importantes desta edição: clean beauty e CBD. A marca apresentará o 20829-ProCutiGen Bond, um lipopeptídeo derivado de sementes de chia que pode ser usado para reforçar e proteger os cabelos. Graças ao alto teor de proteínas, o produto contribui para preparar a cutícula dos fios e impedir que sejam danificados. O fornecedor levará também para seu estande o AC Hemp Oil Liposome PF, um ativo que aposta no forte efeito anti-inflamatório do óleo de cânhamo e do CBD. A tecnologia de encapsulação utilizada permite potencializar a ação e a estabilidade do ingrediente que, ao inibir a atividade da interleuquina-6, atenua o processo inflamatório crônico decorrente do envelhecimento cutâneo.

Marcando também presença no salão in-cosmetics, a Laboratoires Expanscience apresentará seu regulador de sebo para os cabelos e a pele, produzido a partir de abacate revalorizado por upcycling. Esse ativo natural, denominado 5α-Avocuta T, contribui para regular a secreção de sebo ao inibir a ação da 5 alfa-reductase. Segundo a Expanscience, quando integrado a fórmulas capilares, em apenas três semanas o ingrediente reduz em 67% os problemas de caspa e em 78% o aspecto oleoso dos cabelos. Usado na formulação de cuidados da pele, pode reduzir em 78% a aparência de oleosidade na zona T.

A Microcaps, por sua vez, apresentará aos visitantes uma nova técnica de microencapsulação que possibilita a fabricação de esferas extremamente homogêneas e sem microplásticos, a fim de potencializar as propriedades sensoriais e visuais dos produtos cosméticos e de liberar ativos à base de água e de óleo. Por fim, a Selco Wirkstoffe Vertriebs GmbH pretende expor seu ingrediente 18-ß-Glycyrrhetic acid, obtido por hidrólise do glicirricinato de raízes de alcaçuz (Glycyrrhiza glabra). A empresa também convidará os participantes do salão a testar o Bromelain (100), protease vegetal natural derivada de cepas de abacaxi.