Dizem que existem mais astronautas do que perfumistas no mundo. “Para obter o título de perfumista é preciso anos de experiência e dedicação. Hoje temos em torno de 350 matérias-primas de fontes naturais e 2.500 de origem sintética, que devem ser estudadas e memorizadas para compor de forma harmónica uma fragrância. Sem falar de desafios técnicos, como estabilidade, cobertura de bases e performance, e de temas regulatórios quanto à segurança e sustentabilidade. Acredito que seja essa a razão de existirem tão poucos profissionais na área”.

A afirmação é de César Veiga, que acaba de ser anunciado como o primeiro perfumista exclusivo do Grupo Boticário em seus 45 anos de história. Apesar do novo posto, o profissional tem uma trajetória de mais de 25 anos na empresa. “Comecei a minha carreira como estagiário no laboratório de desenvolvimento do Boticário, me formei em farmácia e bioquímica e vinha atuando no grupo como expert em perfumaria”.

Veiga fez parte do desenvolvimento de ícones da perfumaria da companhia, como Malbec, Egeo Dolce e Lily, todos da marca O Boticário – que tem a perfumaria como principal categoria. Ele também participou de recentes inovações do grupo, como a primeira fragrância do mundo desenvolvida com ajuda de inteligência artificial.

Busca por caminhos olfativos proprietários

Agora, como perfumista, Veiga terá um papel mais ativo na busca de tecnologia aliada ao desenvolvimento de pesquisas e estudos que levem à antecipação de tendências e novos caminhos olfativos proprietários. “Estarei à frente das marcas do Grupo Boticário, sempre caminhando ao lado dos perfumistas das casas de fragrâncias, com uma perspectiva focada em inovação para os próximos lançamentos”.

Ter um perfumista exclusivo é um novo passo na estratégia de fortalecer a perfumaria do grupo, que inaugurou no final de 2022 o novo Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento na fábrica de São José dos Pinhais (PR). “Os investimentos recentes na ordem de R$ 11 milhões no nosso centro de pesquisa marcam um novo momento, combinando sustentabilidade e tecnologia para um P&D mais criativo e futurista, com a implementação do Quintana Lab e Quintana Herbal, novos espaços de inspiração, com foco no desenvolvimento de ingredientes proprietários”.

De acordo com o perfumista, o Grupo Boticário já trabalha com matérias-primas exclusivas em perfumaria, como o óleo essencial do lírio, obtido pela técnica de enfleurage e usado na linha Lily, e o óleo de especiarias, obtido pelo método de destilação especialmente para a linha The Blend. “A nossa meta é aprimorar e avançar constantemente no desenvolvimento de nossos produtos, trazendo cada vez mais novidades para os nossos clientes”, aponta.

Tendências e futuro da perfumaria

Veiga comenta que o mercado de perfumaria tem uma certa dinâmica, sendo influenciado pelo cenário social. “Um exemplo emblemático se deu com a Covid-19. No começo da pandemia, foi preciso ficar em casa e isso acabou fazendo com que ganhassem destaque as fragrâncias mais leves e confortáveis, que trazem sensação de acolhimento. Com a vacinação e todos os cuidados, hoje vivemos um cenário diferente. A retomada fez as pessoas quererem voltar a ser vistas e notadas, passando então a procurar fragrâncias mais envolventes, marcantes e alegres”.

Ele fala ainda que o avanço da tecnologia e das pesquisas também impactam na criação de fragrâncias. “Atualmente, temos conhecimento sobre a atuação dos cheiros em nosso cérebro. Através da neurociência, temos maior potencial investigativo para descobrir aromas ainda não sentidos e tecnologia para reproduzi-los”, finaliza o perfumista.