Cuidados sob medida, preparados em casa

O uso de produtos para o cuidado da pele está bombando desde o início da pandemia, com ênfase na personalização e na acessibilidade. O objetivo é oferecer, ao máximo de pessoas, a possibilidade de dar à pele todo o cuidado que ela merece, com soluções adaptadas às suas necessidades – e sem precisar sair de casa. Um sonho transformado em realidade graças à inteligência artificial, que há meses vem redesenhando os contornos do universo da beleza.

Um bom exemplo é o aparelho Cosmechip, da empresa sul-coreana Amorepacific, com o qual é possível confecionar cuidados da pele no conforto do lar, usando apenas um pouco de água e uma seleção de chips ativos (Active-Chip) que contêm ingredientes adaptados a diversos problemas de pele. Tudo isso é feito com um simples gesto: basta inserir o chip em questão no dispositivo para que os ingredientes sejam misturados com água e formem um produto pronto para ser aplicado na pele. Assim sendo, o aparelho produz cuidados que, além de personalizados, são feitos na hora, garantindo o máximo de eficácia e descartando o risco de que a data de validade esteja vencida.

Paralelamente, e também com ajuda de inteligência artificial, a L’Oréal levou para o CES 2023 o Brow Magic, um aplicador que permite realizar uma maquiagem personalizada das sobrancelhas em poucos segundos, sem sair de casa.

Maquiagem sob medida

Outra novidade que a Amorepacific levou para o evento foi a Tonework, marca de maquiagem sob medida que oferece aos consumidores a possibilidade de encontrar sua cor ideal para maquiagem, com base no algoritmo Authentic Color Master.

Controlado por IA, esse algoritmo efetua uma análise precisa das cores de 3.448 regiões do rosto, além de fazer o reconhecimento de emoções. Esse serviço é associado ao Tonework Alchemist, aparelho de fabricação de cosméticos multicategorias inteiramente automatizado, cujo objetivo é confecionar com rapidez diversos produtos personalizados.

Suplementos alimentares sob medida

Depois de apresentar, na edição de 2019, suas máscaras de beleza personalizadas obtidas por impressão em 3D, e de lançar, em 2020, um aplicativo de análise da pele baseada numa selfie do usuário, a Neutrogena continua explorando o potencial da personalização no campo dos cosméticos.

Este ano, a marca, que pertence ao Grupo Johnson & Johnson, apresentou, em parceria com a Nourished, empresa especializada em suplementos personalizados, uma coleção de gummies impressas em 3D e especificamente adaptadas à pele do usuário.

Aplicador de maquiagem inteligente

Outro destaque foi um aplicador da L’Oréal capaz de reproduzir os movimentos de uma pessoa se maquiando. Com o nome de HAPTA, o aplicador é destinado a pessoas com mobilidade reduzida no braço ou na mão e que, portanto, tenham dificuldades na hora de aplicar batom ou rímel. O dispositivo – equipado com um mecanismo de fixação magnética que gira 360°, oferecendo uma amplitude de flexibilidade de 180° – tem como diferencial a capacidade de imitar os gestos de uma rotina de beleza por meio de acessórios personalizáveis. Segundo a L’Oréal, a assistência oferecida pelo aparelho abrange desde a manipulação de embalagens até a aplicação precisa de um produto, como rímel ou batom. Atualmente em fase de desenvolvimento, o aplicador será lançado pela Lancôme ainda em 2023.

Análise dos cabelos

Depois de desenvolver um aplicativo de análise da tonalidade da pele, a L’Oréal apresentou o Hair Reader, dispositivo que efetua uma avaliação dos cabelos dos clientes, identificando sua cor e medindo os fatores que afetam a eficácia das tinturas capilares, como a tonalidade original, a porcentagem de fios grisalhos, o comprimento e a densidade.