Os fabricantes de bens de consumo precisarão de grandes quantidades de plásticos quimicamente reciclados! Isso foi relatado por doze empresas-membros da The Consumer Goods Forum’s (CGF) Coalition of Action on Plastic Waste, em uma carta aberta dirigida a fornecedores, órgãos reguladores e investidores.

As doze empresas - Amcor, Barilla, Colgate Palmolive, Danone, Ferrero, Haleon, Henkel, Mars, Incorporated, McCain Foods, Mondelēz International, PepsiCo, Unilever - estimam suas necessidades e suas dos outros membros da coalizão em 800 mil toneladas de material reciclado quimicamente por ano até 2030, além das necessidades de materiais reciclados mecanicamente.

Uma tecnologia importante

De acordo com o Consumer Goods Forum, as emissões em nível de sistema seriam aproximadamente 40% mais baixas em determinadas regiões e sob determinadas condições se a reciclagem química em escala estivesse disponível para processar plásticos difíceis de reciclar, em vez de enviar esses plásticos a incineradores para produção de energia a partir de resíduos. A Coalizão reconhece que, embora a tecnologia de reciclagem química não seja uma solução mágica, esta será uma tecnologia importante que poderá atender a um propósito vital para a reciclagem de resíduos plásticos inevitáveis que, de outra forma, não podem ser reciclados mecanicamente.

Ao expressar interesse em processar esses materiais, as empresas-membros da Coalizão querem enviar um forte sinal para os órgãos reguladores e investidores sobre a necessidade de escala na infraestrutura de reciclagem química de plásticos, ao mesmo tempo em que atendem às salvaguardas ambientais necessárias estabelecidas no artigo sobre visão e princípios da Coalizão. De acordo com o Consumer Goods Forum, a demanda por material reciclado quimicamente não reduz a necessidade de continuar a aumentar a infraestrutura de reciclagem mecânica. O foco principal é a demanda que atualmente não pode ser atendida em escala por materiais reciclados mecanicamente (por exemplo, aplicações em embalagens flexíveis com contato com alimentos).

A Consumer Goods Forum ("CGF") Coalition of Action on Plastic Waste foi fundada em 2020 com o objetivo de desenvolver uma abordagem mais circular para o desenvolvimento e processamento de embalagens plásticas no setor de bens de consumo. O desenvolvimento da Coalizão baseia-se no endosso do CGF, em 2018, à Nova Economia do Plástico da Fundação Ellen MacArthur.