Marcas como a L'Oréal estão comprometidas em reduzir o uso de plásticos. Foto:...

Marcas como a L’Oréal estão comprometidas em reduzir o uso de plásticos. Foto: © AfriramPOE / shutterstock.com

Em 29 de outubro de 2018, mais de 290 organizações membros do Fórum de Bens de Consumo (CGF - Consumer Goods Forum) assinaram o Compromisso Global por uma Nova Economia do Plástico proposto pela Fundação Ellen MacArthur em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Objetivos concretos

O objetivo é reduzir o volume de resíduos plásticos. As metas incluem eliminar embalagens plásticas problemáticas ou desnecessárias e migrar de modelos de uso único para modelos de reuso; inovar para garantir que 100% das embalagens plásticas possam ser reutilizadas, recicladas ou compostadas com facilidade e segurança até 2025.

A L’Oréal, a Johnson & Johnson, a Colgate Palmolive e a Unilever estão entre os gigantes da cosmética que assinaram este declaração. Produtores de embalagens como a Albéa, líder mundial em embalagens para o setor da beleza, também estão entre os signatários. O mundo da moda é representado pela H&M, a Burberry ou a Stella McCartney. Da Nestlé ao Walmart ou Carrefour os signatários representam 20% de todas as embalagens plásticas produzidas globalmente.

Sabemos que limpar as nossas praias e oceanos é essencial, mas isso não impede a maré de plásticos que invade os oceanos todo ano. Precisamos redirecionar o nosso olhar para a origem desse fluxo”, disse Dame Ellen MacArthur, fundadora da Ellen MacArthur Foundation durante a conferência Our Ocean que foi realizada em Bali em 29 e 30 de outubro de 2018. “Esse é apenas um passo no que será uma jornada desafiadora, mas um que poderá gerar grandes benefícios para a sociedade, a economia e o meio ambiente. Eu encorajo todas as empresas e governos a irem além e embarcarem em uma trajetória de inovação na criação de uma economia circular do plástico. Uma em que esse material nunca se torne resíduo ou poluição.”

Publicações anuais

As empresas que assinarem o compromisso publicarão anualmente dados indicativos do seu progresso a fim de gerar impulso e garantir transparência.

"Diversos membros do CGF já estão realizando esforços consistentes com as metas e objetivos da Nova Economia do Plástico, incluindo esforços para reduzir embalagens problemáticas e desnecessárias e aumentar o uso de embalagens recicláveis e reutilizáveis,” especifica a declaração do CGF.

"O desafio do descarte do plástico é real e urgente. Nos comprometemos a fazer nossa parte, para assegurar que o plástico que precisamos seja, de forma segura e econômica, reutilizado, reciclado ou seja compostáve”, adicionou Ian Cook, presidente-executivo da Colgate-Palmolive

Os signatários membros do CGF se comprometem a trabalhar juntos em três áreas: criação de embalagens, engajamento dos consumidores e sistemas de reciclagem.

O problema dos resíduos plásticos vem ganhando cada vez mais importância no setor de bens de consumo, inclusive para a indústria de cosméticos. Na última edição do Luxe Pack Monaco, vários fornecedores de embalagens apresentaram soluções alternativas à base de celulose, reciclados ou facilmente reutilizáveis.