Em razão da epidemia de covid-19, os brasileiros reforçaram os hábitos em matéria de higiene, gerando um crescimento anual surpreendente: 5,8% (valores ex-factory) nas vendas de produtos cosméticos e de higiene, segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

Com o isolamento social e as medidas de precaução para evitar o contágio, os consumidores brasileiros deram atenção ainda maior ao bem-estar e aos cuidados pessoais. Esse comportamento gerou aumento da demanda em diversas categorias, por exemplo na de máscaras e tratamentos faciais, bem como na de produtos para higienização e hidratação das mãos e do corpo, afirma a Kline em um recente relatório.

Lançamentos bem-sucedidos

Segundo essa agência de estudos de mercado, várias marcas lançaram bem-sucedidas inovações nessas categorias, como as novas máscaras faciais da Quintal Dermocosméticos e o novo Beauty Nectar, da Elemento Mineral. Os produtos para cuidados da pele com fórmulas à base de óleos essenciais também ganharam popularidade, estimulados pelo lançamento de novos produtos, como a linha de sinergias Blend de Óleos, da By Samia, e os novos óleos essenciais de junípero e de yuzu, da Phytoterápica.

Paralelamente, em 2020 a L’Oréal lançou a marca de produtos Garnier no mercado brasileiro de cuidados da pele. O sucesso foi incontestável: a Garnier ficou entre as dez principais marcas de produtos naturais para a pele, segundo o relatório Natural and Clean Beauty Global Series, publicado pela Kline.

Marcas sustentáveis

Reforçando a tendência, a Kline afirma que os consumidores estão cada vez mais se voltando para marcas que adotam atitudes responsáveis, tanto no plano social como no plano ambiental. Alguns bons exemplos são a LiveAloe, que oferece uma linha completa de produtos orgânicos, a Boni Natural, hoje disponível em muitas redes de supermercados e farmácias, e a Cativa Natureza, com sua loção higienizante. Essa tendência também contribuiu para o bom desempenho do segmento de produtos naturais.

Marcas naturais como a Elemento Mineral, com sua linha completa de cuidados faciais, a Care Natural Beauty e a Up2You, que investiram muito na comunicação em redes sociais e canais digitais, também registraram resultados extraordinários em 2020, afirma a Kline.

Na realidade, a maioria das marcas de cuidados naturais para a pele já estavam presentes e eram ativas nos canais de venda pela internet, e não foi difícil entrarem definitivamente na era digital para atender melhor às necessidades dos consumidores durante os períodos de isolamento social.