Cesar Tsukuda, diretor geral da Beauty Fair

A 16ª edição da Beauty Fair, principal feira de beleza das Américas e segunda maior do mundo, reabriu o calendário dos grandes eventos do segmento no Brasil. Realizada em São Paulo, entre os dias 20 e 23 de novembro, a feira promoveu o reencontro da indústria de cosméticos com varejistas do setor e profissionais da beleza cerca de 20 meses depois da chegada da Covid-19 ao país.

Retomada presencial dos grandes eventos comerciais

É a primeira feira de grande porte do setor ocorrendo no Brasil após a pandemia. A edição 2021 será lembrada como um marco na retomada presencial da troca de experiências e networking e no impulsionamento dos negócios no setor”, afirma Cesar Tsukuda, diretor geral da Beauty Fair.

Com uma queda de 20% no número de expositores (em comparação com 2019), a feira anunciou uma projeção de volume de negócios de R$ 400 milhões e a perspectiva de crescimento de 5% para o próximo ano no mercado de beleza. “Esta perspectiva começa aqui, onde estão reunidos os principais decisores do mercado, discutindo e construindo 2022”, acrescenta Tsukuda.

Otimismo dos participantes

Após quase dois anos de pandemia e da suspensão dos eventos, a Felps está muito contente em retornar à Beauty Fair. Este evento é uma grande máquina no nosso segmento, então eu fico muito orgulhosa de poder contribuir, gerando empregos e movimentando a economia do setor”, diz Juliana Piria, CEO da marca. Propondo estandes mais abertos para receber clientes com segurança a Felps levou à feira sua primeira linha vegana, a Vegan Oil Kalahari.

A Beauty Fair é uma grande vitrine para as marcas de beleza apresentarem seus principais lançamentos da temporada. A Kiss New York resolveu participar do evento, parceiro de longa data, acreditando nesse reencontro com os lojistas para mostrarmos nossas novidades”, conta a gerente de marketing Janaina Carvalho. A marca chegou à feira com dezenas de novos produtos, incluindo o pré-lançamento da linha de skincare Hidra Young, inspirada na rotina de beleza coreana.

Sempre presente na feira, a Belliz Company participou da 16ª edição com muito otimismo. “É muito importante estar de volta e ter esse contato com o público para entender como ele reage aos produtos e à marca em si, além de sentir como ele está vendo a beleza neste pós-pandemia”, afirma o CEO Andre Guidolin. O grupo apresentou novidades em suas marcas, algumas inspiradas em demandas que surgiram durante a pandemia, como as escovas antibacterianas da Vertix e primeira linha cuidados faciais de Ricca.

Também teve empresa participando do evento pela primeira vez. É o caso da marca de haircare Abela Cosmetics, lançada há apenas três anos, com um portfólio de produtos veganos e naturais. “Nosso objetivo é atrair novos compradores. Aqui estão nossos clientes, então a feira será como um termômetro, para entendermos como funciona o mercado e como as pessoas olham para nossa marca”, diz a diretora executiva Thalyta Santos.

Para a Widi Care, há dez anos no mercado de cuidados capilares, a edição 2021 da feira também é uma oportunidade para novos negócios. “Nossa expectativa é a expansão no mercado brasileiro. Nós investimos muito em lançamentos e na comunicação porque queremos nos posicionar cada vez mais como uma marca carioca vegana de haircare”, declara o coordenador de marketing de Jonathan Modesto. Com mais de 80 produtos no portfólio, a linha Juba - um novo condicionador para fios ondulados, cacheados e crespos - ganhou destaque na feira.

Acreditamos que a experiência promovida pela Beauty Fair neste ano irá incentivar a realização de mais eventos de beleza”, afirma Tsukuda.

A maior parte das empresas participantes não tem outras feiras programadas. “Nós estamos entendendo como vai ser essa retomada do mercado antes de participarmos de outros eventos”, diz Modesto. A exceção entre os entrevistados é a Felps, com quatro feiras já agendadas para 2022, sendo duas internacionais. “Nós estamos confiantes de que o cenário mundial vai melhorar e nossa expectativa para os próximos eventos é muito grande. Estou entusiasmada em fazer a roda girar”, finaliza Piria.