De Mogi das Cruzes, cidade do interior paulista, a Bauny Cosméticos chegou ao mercado em junho de 2022, tendo à frente um corpo executivo com bastante know-how no setor de beleza. “Durante dez anos, fui diretor financeiro de uma importante marca de maquiagem (a Vult Cosméticos, integrante do Grupo Boticário) e temos em nosso time profissionais das áreas de marketing e administrativa com larga experiência em cosméticos”, afirma o sócio-diretor Edgar de Souza.

A marca estreou com uma linha de esmaltes hipoalergênicos com efeito gel, bases e itens de tratamento para unhas, todos livres de crueldade animal. A categoria não foi escolhida por acaso, segundo o diretor.

Esmalte tem um papel muito importante dentro da categoria de beleza, porque é um item de impulso e provoca rápida experimentação da consumidora, que - geralmente, está aberta para conhecer novidades. Apostamos nessa estratégia, porque tínhamos convicção de que proporcionaríamos uma excelente primeira impressão e foi exatamente o que aconteceu”, explica Souza.

Maquiagem vegana, multifuncional e acessível

O passo seguinte da Bauny, dado alguns meses após o lançamento dos esmaltes, foi apresentar uma coleção de maquiagens, investindo em produtos veganos, multifuncionais e acessíveis para os consumidores brasileiros (os preços atuais não ultrapassam R$ 50). “Quando estudamos o mercado, notamos um ‘gap’ de produtos com excelente custo-benefício, mas que fossem além do embelezamento”, diz o sócio da empresa.

Apostamos em fórmulas que cuidam e tratam a pele, tornando mais simples a rotina das pessoas. Refletimos também sobre a importância de tornar essa experiência mais completa e consciente possível, trazendo fórmulas veganas e multifuncionais que agregaram mais ainda ao nosso projeto e nos deixaram muito felizes com o resultado”, ele acrescenta.

A linha de maquiagem propõe valorizar a beleza natural e livre de padrões. O destaque fica com cartela de base líquida facial em 12 tonalidades, que respeitam a diversidade brasileira e atendem desde peles claras até negros retintos. A fórmula leva ácido hialurônico, retinol e FPS 25 e ativos que protegem contra poluição, UVA, UVB e luz visível.

Também fazem parte da coleção de estreia da marca itens como o pó facial ultrafino para o controle da oleosidade, máscara para cílios volumosos, batom líquido matte de longa duração e paleta de sombras, além de itens para a limpeza da pele e remoção da maquiagem.

Novas categorias em 2023

Em breve, o portfólio da Bauny – que soma cerca de 150 SKU’s atualmente – deve ser ampliado mais uma vez, agora com a introdução de produtos de skincare e haircare. “Avançaremos para essas novas categorias em 2023, mas também temos muitos planos para a marca, ainda com foco nas maquiagens e nos esmaltes”, revela o executivo.

Já disponível nas prateleiras de perfumarias e drogarias do Brasil, além do ambiente virtual, a Bauny Cosméticos quer competir com grandes marcas de beleza já estabelecidas no varejo nacional, tais como Ruby Rose, Dailus, Vizzela e Tracta, segundo Souza. “Estamos no mesmo canal de vendas”.

Sobre expansão e previsões para 2023, o sócio-diretor diz que o momento é de foco para o reconhecimento de marca no mercado, introdução e distribuição dos produtos em todo o Brasil. “Claro que sabemos que esse segmento demanda muito trabalho e empenho, demandando constante atualização em lançamentos e novidades para o público. Mas estamos preparados para o que está por vir”, ele afirma.