A Colors & Effects, marca do Grupo BASF especializada em pigmentos, decidiu comprovar seu compromisso com a produção sustentável de flocos de mica naturais, filmando uma visita à mina para ilustrar visualmente a origem do mineral.

Segundo relatório publicado em março de 2018 pela ONG Terre des Hommes (TDG), sediada na Suíça, cerca de 22 mil crianças trabalham nas minas de mica da Índia, de onde se extrai cerca de um quarto da oferta mundial.

Diante da crescente conscientização dos consumidores em relação às condições em que é feita a extração de mica na Índia, no Paquistão e em outras regiões do mundo - ou seja, nem sempre seguindo padrões éticos e muitas vezes envolvendo trabalho infantil em condições análogas à escravidão -, a empresa especializada em pigmentos decidiu agir com total transparência com os clientes, mostrando em imagens sua mina em Hartwell, no estado americano de Georgia, onde são produzidos todos os pigmentos fornecidos.

A questão ética

Segundo relatório publicado em março de 2018 pela ONG Terre des Hommes (TDG), sediada na Suíça, cerca de 22 mil crianças trabalham nas minas de mica da Índia, de onde se extrai cerca de um quarto da oferta mundial. A mica costuma ser usada em produtos como cosméticos e tintas. Devido a suas excepcionais qualidades - xistosidade perfeita, flexibilidade, elasticidade, inércia química, infusibilidade, baixa condutividade térmica e elétrica e alta rigidez dielétrica - esse mineral é amplamente usado em numerosos setores, em particular na indústria de eletrônicos. A faixa geográfica onde a mica é produzida na Índia, principalmente nos estados de Jharkhand e Bihar, é uma das regiões mais pobres do país, com índices altíssimos de analfabetismo e desemprego.

Fornecimento nos EUA

A divisão Colors & Effects da BASF afirma que a totalidade dos flocos de mica usados pela empresa para a fabricação de pigmentos de efeitos destinados às indústrias de revestimentos, plásticos, tintas e cosméticos provém da mina americana. "Graças a nossa cadeia de abastecimento nos Estados Unidos, temos o controle da mica desde a fonte, garantindo a ausência total de trabalho infantil e priorizando a preservação do meio ambiente", explica a Colors & Effects.

Como prova, a empresa disponibilizou na internet o vídeo de uma visita à mina, explicando os métodos de mineração empregados na unidade de Hartwell e apresentando os profissionais que nela trabalham.

"O respeito às normas trabalhistas internacionais, em particular a proibição do trabalho infantil, é um princípio de base de todas as operações da Colors & Effects. Como um dos líderes mundiais do fornecimento de mica, é nossa responsabilidade estimular um vasto debate no âmbito da rede de indústrias, a fim de promover soluções sustentáveis", explica a divisão de pigmentos da BASF.

Segundo a TDH, a indústria de cosméticos compra 18% da produção mundial de mica, posicionando-se no quinto lugar do ranking, atrás da indústria de eletrônicos (26%), de tintas e de revestimentos (24%) e de construção (20%).