A perfumaria deu início à história da Avon. David McConnell, fundador da companhia, vendia livros de porta em porta e, para atrair os clientes, entregava pequenas amostras de uma fragrância. Quando percebeu que o perfume fazia mais sucesso que os livros, ele decidiu criar a California Perfume Company – que se tornaria a Avon –, lançando em 1886 seu primeiro produto, o Little Dot Eau de Parfum.
Relançamento do portfólio
Com mais de 135 anos de experiência em perfumaria e a liderança global do segmento, vendendo 450 perfumes a cada minuto no mundo, a Avon iniciou um movimento de relançamento de todo o seu portfólio de fragrâncias no Brasil.
“Somos uma das empresas com maior longevidade na categoria, no entanto, muitos não conhecem nossa tradição e qualidade em perfumaria, que é moderna e tecnológica e evoluiu ao longo do tempo. Nossos produtos são alinhados às últimas tendências da perfumaria e criados pelos melhores perfumistas nas principais casas de fragrância do mundo, os mesmos que desenvolvem para marcas internacionais e grandes players do Brasil”, afirma Danielle Bibas, vice-presidente de marketing da Avon Brasil. “Por isso, entendemos que este é o momento de convidar os brasileiros a olharem de novo para nossos produtos”.
A marca vem investindo em campanhas de marketing para reapresentar sua perfumaria e uma das ações foi o patrocínio da edição 2022 do Big Brother Brasil. “O BBB é uma vitrine para ampliar diálogo com o público e evidenciar produtos. Nesta edição, apresentamos os perfumes mais vendidos (Segno, Attraction e Far Away) com o intuito de conectar o consumidor com a categoria. A campanha foi a que trouxe mais acessos e visualizações ao site da Avon e, pela primeira vez, um perfume - o Segno -, entrou no top 10 de vendas do nosso e-commerce”, revela a executiva.
Produção específica para o mercado brasileiro
Outra estratégia da Avon para despertar o interesse do consumidor brasileiro é investir em uma produção específica para o mercado nacional, com fórmulas criadas pelo Laboratório de Inovação da Avon Brasil. Em cinco anos de trajetória, o hub contabiliza quase 300 fórmulas, metade delas para itens de perfumaria. “Cada vez mais, estamos fazendo produtos voltados para o público brasileiro, garantindo adequação de nossos lançamentos com o perfil sensorial olfativo do país”, diz Bibas.
Maior lançamento de perfumaria da marca neste ano, a fragrância feminina Lov|U foi criada especialmente para mulheres brasileiras e latino-americanas. “Apesar de Lov|U ter sido desenvolvido pelo nosso Centro de Inovações Global, em Suffern (EUA), nosso hub no Brasil contribuiu com pesquisas e nossos fornecedores com recursos locais, usando toda a inteligência do mercado nacional para atender à necessidade dos consumidores brasileiros”, explica a VP.
O deo parfurm, que integra o maior território da perfumaria no Brasil, “romances & sonhos”, foi criado por duas perfumistas francesas da International Flavors and Fragrances (IFF). Ao contrário da Natura, que conta com uma perfumista exclusiva da casa, a Avon segue com um time especializado em fragrâncias trabalhando em parceria com as grandes casas de fragrâncias do mundo.
Bibas explica como se dá esse processo conjunto de desenvolvimento em perfumaria. “A criação de uma nova fragrância surge após diversos estudos da Avon sobre tendências mundiais e demanda local, que consideram público-alvo, objetivo do lançamento, sensações que o perfume deve despertar, ocasião de uso, entre outros. Com base nesses dados, a casa de fragrância desenvolve o produto que buscamos, utilizando os melhores ingredientes do mercado”.
Ela diz que a entrada da companhia para o mesmo grupo empresarial da Natura, a “Casa de Perfumaria do Brasil”, contribuiu para esse movimento de renovação da Avon. “Considerando que a Avon é líder no mercado mundial de perfumaria e a Natura líder no mercado nacional da categoria, como grupo Natura&Co somos uma potência na perfumaria global”, finaliza.