Com o nome de Nightessence Biofunctional [1], o novo princípio ativo da Ashland é produzido com o uso de métodos sustentáveis, a partir de flores de lavanda cultivadas e colhidas nas encostas das montanhas da região de Hautes Provence, no sul da França, a 140 quilômetros da unidade de produção Ashland Biofunctional. O ingrediente é extraído por meio de uma tecnologia patenteada e exclusiva, denominada pequeno RNA vegetal (ou PSR, do inglês plant small RNA), desenvolvida com o objetivo de captar compostos nutritivos específicos, inclusive pequenos fragmentos de RNA.

Segundo a Ashland, o novo ingrediente contribui para regenerar o tecido cutâneo durante a noite, conferindo à pele um aspecto "mais descansado, revigorado e luminoso pela manhã".

A tendência clean sleep

Com a percepção cada vez maior que hoje os consumidores têm sobre a relação entre sono, estilo de vida e aspecto da pele, bem como sobre sua influência na saúde mental e física das pessoas, o conceito de sono de beleza (beauty sleep) ou sono "limpo" (clean sleep) vem ganhando crescente popularidade. "Um estudo realizado recentemente pela Mintel indicou que 80% das consumidoras francesas, alemãs, italianas e espanholas sabem que dormir um número suficiente de horas é essencial para ter uma pele bonita", ressalta Justine Cotton, diretora de Global Marketing and New Business Development da Ashland.

Esse é o cenário propício em que vem se desenvolvendo a tendência clean sleep, que promove hábitos e comportamentos capazes de melhorar a qualidade do sono e contribuir para que a pessoa se sinta descansada.

"Com base em uma série de pesquisas científicas sobre biologia noturna da pele, a Ashland definiu o conceito de noctologia, que descreve as necessidades do tecido cutâneo no âmbito de processos noturnos essenciais, bem como as moléculas necessárias à sua regeneração durante a noite", explica Joël Mantelin, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento Comercial da Ashland. "O Nightessence Biofunctional estimula os processos cutâneos naturais que ocorrem à noite, muitas vezes desregulados pelo modo de vida caótico que adotamos, pela luz visível e pelo sol. O ingrediente contribui para que a pele ative moléculas noturnas importantes, como a timezyme (enzima do tempo) e a melatonina".

Estudo clínico

O Nightessence Biofunctional foi testado clinicamente em um grupo de 36 voluntários asiáticos que trabalham à noite ou que permanecem acordados até muito tarde. Segundo a Ashland, depois de usar o produto durante um mês, os voluntários apresentavam uma pele mais descansada, com menos olheiras.