Precisávamos expandir nossa estrutura no Brasil e este investimento mostra a confiança no potencial de crescimento que temos aqui”, afirma Liliana Brenner, diretora de marketing para as áreas de cuidados pessoais e do lar na América Latina. No país, a empresa conta também com uma planta de aditivos para os segmentos de saúde e bem-estar localizada em Cabreúva, interior do estado de São Paulo.

Diretora de marketing, Liliana Brenner

O centro tecnológico brasileiro foi implantado em uma área de 2 mil m2 na cidade de São Paulo, sendo o maior já construído pela multinacional fora de seu país sede, os EUA. Com laboratórios de personal care, home care, farmacêutico, coatings, qualidade e de microbiologia, trata-se, de acordo com empresa, de um espaço dedicado a promover a integração, uma vez que permitirá a seus clientes e parceiros terem a dimensão exata de como tecnologias específicas podem ser aplicadas às suas necessidades.

Ampliamos as nossas instalações na área de Personal Care e poderemos oferecer diversas plataformas de serviços para os clientes”, diz Brenner. Entre as novas facilidades, estão o banco de dados com mais de 350 protótipos alinhados com as principais tendências de mercado, o salão para testes de fibra capilar, o espaço para avaliação da eficácia de ativos em produtos para a pele e uma planta piloto para o estudo de desempenho de tecnologias aplicadas a sabonetes em barra e formulações em larga escala.

Agora temos também uma sala de focus group, onde podemos colocar consumidores e observar o comportamento deles ao utilizarem os protótipos de fórmulas desenvolvidas aqui no Brasil”, explica a diretora. “A ampliação também vai nos permitir trazer novos equipamentos de suporte tanto para a área de cabelos quanto para pele”, ela acrescenta.

Uma destas novidades é o Visia CR, empregado em pesquisa e aplicação de ativos para skincare. Análise clínica de imagem facial em alta resolução, avaliação de pigmentação da pele, áreas vermelhas, danos, rugas, poros, controle de oleosidade e textura são alguns dos estudos que podem ser realizados com ele.

Não é um equipamento comum, que seja facilmente encontrado”, comemora Brenner. Lembrando que a empresa está presente em mais de 100 países atualmente, ela aponta que, além do Brasil, apenas mais dois centros tecnológicos da Ashland, nos EUA e China, dispõe deste mesmo aparelho de última geração.

Apesar de não relevar a expectativa de retorno em termos financeiros, a diretora de marketing garante que os R$ 20 milhões investidos na inauguração do Ashland Brasil Tech Center foram essenciais para dar suporte às diferentes áreas da companhia e para que ela continue a ganhar espaço no país.

Nosso objetivo é sempre crescer dois dígitos dentro do mercado de personal care”, diz Brenner. Ela comenta que nos últimos anos, com a recessão econômica no Brasil, os resultados não foram tão bons como esperavam, mas se diz otimista com as futuras oportunidades no mercado nacional.