Brazil Beauty News - Por que elaborar um plano especificamente voltado para a preservação das flores?

Isabelle Sultan - As flores são estímulos poderosos para a biodiversidade, mas muitos estudos têm demonstrado que elas estão desaparecendo. Segundo uma pesquisa realizada em setembro de 2021 pela União Internacional de Conservação da Natureza (UICN), as flores estão em vias de extinção numa velocidade duas vezes maior que a das espécies animais. Isso significa que precisamos protegê-las e reintroduzi-las no ecossistema. Entre as ações e os compromissos tangíveis assumidos em favor do meio ambiente e do clima, definimos o papel específico que temos a desempenhar nessa área. As flores são parte integrante da identidade da marca. Christian Dior tinha paixão pelas flores desde a infância. Por ter vivido cercado por um belo jardim, foi um homem que sempre teve plena consciência do poder das flores. Para ele, elas eram uma fonte de inspiração. Sem esquecer, é claro, das atividades da empresa no ramo de perfumes. Sem as flores, não existem perfumes.

Brazil Beauty News - Concretamente, que ações foram implementadas?

Isabelle Sultan - A Parfums Christian Dior assumiu o compromisso de explorar o poder das flores para regenerar o ecossistema. A marca trabalha com 42 jardins próprios ou de parceiros espalhados por várias regiões, a começar, é claro, por Grasse, na França, mas também cultivamos flores em outros países, entre os quais Haiti, que fornece o vetiver, e Madagascar. Nosso compromisso é fazer com que, até 2030, esses 42 jardins adotem métodos de agricultura orgânica e regenerativa. Além disso, até 2026, 100% das matérias-primas naturais cultivadas em nossos jardins e nos jardins de parceiros terão a certificação conferida pela União para o BioComércio Ético (UEBT), com quem mantemos uma sólida parceria. A Maison Dior investe também em pesquisas e em empresas parceiras, a fim de compreender melhor o importante papel que as flores desempenham na preservação da biodiversidade, dos ecossistemas naturais e das comunidades locais. Paralelamente, criamos uma parceria com o Hectar – o maior campus agrícola do mundo dedicado à cultura regenerativa, situado nos arredores de Paris — com o objetivo de elaborar um programa de pesquisas e parcerias e entender melhor de que forma as flores podem contribuir para restabelecer a biodiversidade. Com essa iniciativa, queremos dar apoio aos futuros produtores e, espero, mudar a perceção sobre a importância de reflorir os ecossistemas.

Brazil Beauty News — Isso significa que o princípio de desenvolvimento sustentável já está plenamente integrado ao universo do luxo?

Isabelle Sultan — Para mim, existe um vínculo forte entre luxo, qualidade e boas práticas, na medida em que oferecemos produtos feitos para durar. Um estudo realizado pelo Boston Consulting Group revelou que 60% dos consumidores pensam que cabe a nós, empresas do setor de luxo, a iniciativa de promover medidas de proteção do meio ambiente. Temos o poder de influenciar o rumo daquilo que faz as pessoas sonharem, e a geração Z é ávida por práticas ecologicamente positivas que estejam associadas ao luxo e à desejabilidade. Hoje, todo mundo está consciente de que é preciso inverter as tendências de consumo. Não devemos esquecer que os consumidores são, antes de mais nada, cidadãos, e que eles estão prontos para essa virada.

Brazil Beauty News — A Parfums Christian Dior foi uma das primeiras marcas de luxo a oferecer produtos de cuidados da pele e perfumes recarregáveis. Afinal, os consumidores estão adotando novos hábitos?

Isabelle Sultan — Há vários anos, temos nos empenhado para oferecer o sistema de refil em nossos principais produtos. A Christian Dior já criava batons recarregáveis na década de 1950. Atualmente, a oferta de produtos com refil representa cerca de 20% de nossa carteira, e essa percentagem deve aumentar ainda mais, à medida que desenvolvermos nossa capacidade de educar e influenciar. A primeira etapa é ampliar a oferta e tornar os produtos capazes de despertar desejo no consumidor que, aos poucos, vai se habituando a uma nova maneira de consumir.

Brazil Beauty News — Além da ênfase no uso de refil, quais são os objetivos da marca em matéria de ecodesign de embalagens?

Isabelle Sultan — Consideramos que é nossa responsabilidade promover mudanças nos padrões em vigor no setor de luxo. O primeiro passo é eliminar, até 2028, o uso de plásticos fósseis virgens de todas as embalagens. Em seguida, reduzir em 50% o peso dos materiais empregados na confecçao de embalagens, no máximo até 2030. Por fim, 100% das embalagens da marca deverão ser recicláveis ou recarregáveis até 2028. A título de exemplo, com o refil dos cremes da linha Dior Prestige, é possível reduzir em 47% o peso da embalagem logo na primeira recarga, e em 63% a partir da segunda recarga — o que, no final das contas, diminui em 50% a pegada de carbono dos produtos.

Além disso, graças ao investimento feito pelo Grupo LVMH com o objetivo de desenvolver a fábrica de reciclagem de plásticos da Eastman, a Parfums Christian Dior também poderá tirar proveito da inovadora tecnologia de reciclagem molecular de resíduos plásticos. A fábrica, que começará a operar em 2025, contribuirá para que a Maison Dior elimine progressivamente o uso de plásticos fósseis virgens.

Brazil Beauty News — A senhora ingressou na Parfums Christian Dior em janeiro de 2021, tendo como missão implementar um plano estratégico na área de desenvolvimento sustentável. Na sua opinião, que formas terá a sustentabilidade nos setores de beleza e luxo nos próximos anos?

Isabelle Sultan — Estou muito otimista em relação ao impulso que a indústria do luxo vai dar para promover o desenvolvimento sustentável. Na Parfums Christian Dior, as equipes estão muito motivadas e determinadas a vencer o desafio de integrar a sustentabilidade em todos os níveis da empresa, envolvendo todas as funções e todos os mercados. Com o apoio de Laurent Kleitman, presidente e CEO, e de toda a minha equipe, estamos fazendo o máximo para que a indústria do luxo se torne sinônimo de sustentabilidade.