Segundo uma nova pesquisa divulgada pela marca de dermocosméticos Creamy, a vitamina C é o ativo de skincare mais conhecido pelos brasileiros (95,9%). Por sua propriedade antioxidante, essencial na prevenção do envelhecimento precoce, a vitamina C se tornou indispensável na rotina de skincare, mas está longe de ser o ingrediente mais potente quando falamos no combate aos radicais livres.

A vitamina C foi um dos primeiros antioxidantes estudados, já no início de 1900, ou seja, há muito tempo é conhecido no mercado. Além disso, ela é encontrada na natureza em frutas cítricas e alguns vegetais, o que torna o acesso ao ativo mais fácil e de menor custo”, afirma a dermatologista a médica dermatologista Mariana Volú.

A Sallve trouxe para seu portfólio a astaxantina, que aparece na composição de seu Óleo facial antioxidante. “Este ingrediente é um potente antioxidante da família dos carotenoides. É considerado até 6 mil vezes mais eficiente do que a vitamina C na neutralização de radicais livres, graças às suas propriedades únicas. Dentre elas, podemos citar sua estrutura molecular e estabilidade”, diz Carine Dal Pizzol, gerente de pesquisa e desenvolvimento no Grupo Sallve.

Ela ressalta que a astaxantina ainda apresenta conhecimento popular bem limitado, mas que a fama de um ativo cosmético não reflete necessariamente sua eficácia. “A astaxantina é, de fato, um antioxidante poderoso e pode oferecer benefícios significativos para a saúde da pele, mesmo que não seja tão amplamente reconhecida como a vitamina C.

O Óleo facial antioxidante da Sallve, na verdade, combina a astaxantina e a vitamina C. “Foi uma estratégia para maximizar os benefícios antioxidantes no nosso produto. A astaxantina auxilia na estabilização da vitamina C e a sinergia observada incorporando esses dois antioxidantes traz uma proteção ainda maior contra os radicais livres e, consequentemente, apresenta melhores resultados para os cuidados da pele contra o envelhecimento precoce”, diz Pizzol.

Idebenona é sucesso de vendas na Coreia do Sul

A idebenona é outro antioxidante superpotente. Estudado há mais de 20 anos, o ativo sintético e de baixo peso molecular, análogo a coenzima Q10, consegue penetrar nas camadas mais profundas da pele para neutralizar os radicais livres, minimizando sinais de envelhecimento. De acordo com a Medbeauty, well-tech que traz para o Brasil a Idebenone Ampoule, o ingrediente chega a ser quatro vezes mais eficaz que a famosa vitamina C e na fórmula é combinado a outros insumos, como ácido hialurônico, niacinamida, pantenol e peptídeos.

O produto é sucesso de venda na Coreia do Sul. “Embora a rotina de skincare entre as sul-coreanas e brasileiras possa ser diferente, ambas concordam que o Idebenone Ampoule é prático de se usar, se mantém mais fresco por mais tempo e os resultados são sentidos na pele. Quem experimenta o ativo, não volta a utilizar cosméticos à base de vitamina C. A qualidade da pele, o brilho, o viço, a hidratação, tudo é superior”, garante Thiago Freitas, gerente de produto da Medbeauty.

Feverfew e oryza sativa são mais poderosos que a vitamina C

Derivado da matricária, uma planta da família da margarida e dente de leão, o feverfew também mostra alto índice de antioxidação – cinco vezes maior que a vitamina C. Ele age fortalecendo a função da barreira da pele, protegendo de agressões externas como a poluição. O ativo está presente nas linhas de proteção solar Sun Fresh Derm Care, da Neutrogena, e também Minesol, da Neostrata.

Outro exemplo é o extrato de oryza sativa (arroz negro). De acordo com informação da Cetaphil, que utiliza a matéria-prima nos produtos da linha pró-aging Healthy Renew, mesmo em concentrações menores, o ativo se mostra aproximadamente 12 vezes mais eficiente em neutralizar radicais livres do que a vitamina C.