Em busca de soluções mais sustentáveis para o desenvolvimento de fragrâncias, a Givaudan, multinacional de origem suíça que é líder global em fragrâncias e beleza desde 2008, apresenta ao mercado o Ambrofix™. “Trata-se de uma forma inovadora de produzir o Ambrofix, uma nota ambarada poderosa e altamente estável que foi sintetizada pela primeira vez na década de 1950 e foi ganhando popularidade ao longo dos anos, se tornando o ingrediente biodegradável mais utilizado na perfumaria moderna”, explica Marianna Bacchi, diretora de marketing e pesquisa de mercado LatAm da Givaudan.

Ela conta que o novo processo oferece qualidades olfativas idênticas às do método tradicional, que faz uso de sálvia, sendo ao mesmo tempo mais sustentável e eficiente em termos de carbono do mercado. “Para se obter essa matéria-prima é realizado um processo de bioconversão exclusivo, que acontece em várias etapas, iniciando com a fermentação da cana-de-açúcar de origem sustentável. Assim, produzimos um ingrediente biodegradável, 100% de origem natural e que mantém 100% de carbono renovável”.

Novo método requer 100 vezes menos terra para produção da matéria-prima

Ao usar cana-de-açúcar no lugar de sálvia, o processo criado e registrado pela casa de fragrâncias necessita de 100 vezes menos terra para produzir 1kg de matéria-prima, em comparação com o Ambrofix sintetizado pelo método tradicional. Com a escassez de terras no mundo, essa é uma vantagem adicional deste método exclusivo. Pode-se dizer que a nova molécula desenvolvida pela Givaudan contribui positivamente com o meio ambiente, utilizando menos recursos e diminuindo o impacto ambiental”, afirma Bacchi.

Perfumes icônicos criados pela Givaudan, como Prada Paradoxe e Montblanc Explorer, já estão fazendo uso de Ambrofix. “O novo ingrediente, apresenta nota ambarada poderosa e altamente estável, está disponível na paleta dos perfumistas para uso imediato e pode ser utilizado em diferentes categorias, incluindo perfumaria fina, para criação de fragrâncias requintadas, e produtos de consumo, para xampus e detergentes de roupa. O perfumista decidirá em qual composição deverá ser usada, dependendo do briefing recebido ou resultado que quer apresentar em sua criação”, cita a executiva.

Brasil é um dos países onde a nova molécula já está disponível

Por ora, a biotecnologia desenvolvida pela casa de fragrâncias está disponível somente para apenas alguns países – e o Brasil é um deles. “Os países de maior desenvolvimento criativo, como na Europa Ocidental, EUA, Brasil e Japão, foram os primeiros a receber o novo ingrediente, dando tempo para estabilizar a produção e escala e também para entender a receptividade da nossa força criativa, os perfumistas, ao novo ingrediente. Mas com o tempo a novidade será lançada gradativamente em outros centros criativos”, relata Bacchi. Atualmente, a Givaudan está presente em mais de 180 localidades em 50 países de todo o mundo, com 77 instalações produtivas.

A diretora de marketing e pesquisa de mercado da empresa diz que a busca por soluções mais sustentáveis vem crescendo no mercado de fragrâncias. “É uma tendência que veio para ficar e, para isso, apostamos mais e mais em biotecnologia. Este novo processo de carbono eficiente se alinha à abordagem de sustentabilidade mundial da Givaudan e segue os compromissos estabelecidos pelo FiveCarbon Path™, já que todos os átomos de carbono no material inicial de base biológica acabam no produto final, resultando em zero desperdício de carbono”.