Apenas dois anos após sua inauguração, em 2019, a startup alemã de cuidados para a pele Formel Skin decidiu dar seu primeiro passo fora do mercado europeu (também atua na Suíça) e o destino escolhido foi o Brasil. “O brasileiro está muito focado em saúde e beleza. Uma pesquisa do instituto alemão GfK identificou o país como o segundo no ranking em que as pessoas dedicam mais tempo aos cuidados com a aparência. Por isso, lançar nossa empresa aqui é estratégico”, afirma a dermatologista e cofundadora Sarah Bechstein.

Ela ressalta que apesar do consumidor brasileiro gostar de se cuidar e investir bastante tempo - e dinheiro - nisso, é comum que se sinta perdido com a quantidade de cosméticos disponíveis nas prateleiras, o que pode levar a uma rotina que não atinja expectativas ou, pior, que até prejudique a saúde da pele. “Também é necessário levar em conta o ritmo acelerado da indústria de beleza, que sempre está em busca de novidades. Isso faz com que muitas vezes o tratamento com dermatologistas fique ‘esquecido’”.

Dermocosméticos customizados

Para atender a essas demandas, a Formel Skin apresenta uma proposta inédita no país, unindo tratamento dermatológico à distância e dermocosméticos customizados. É preciso acessar o site da marca, responder a um questionário sobre as características da pele e enviar “selfies” para uma avaliação inicial. Em seguida, é marcada uma consulta dermatológica via telemedicina para, assim, se estabelecer um plano de tratamento personalizado. Um produto é então formulado e enviado para cada cliente, que terá acompanhamento médico e reavaliações mensais. O pacote todo sai por R$ 147 ao mês, “um valor acessível quando comparado ao mercado”, define a empreendedora.

Com ingredientes medicinais como anti-inflamatórios, niacinamida e ácido azelaico, e ativos comuns na indústria cosmética, como pantenol, ceramidas e esqualano, os produtos desenvolvidos pela Formel Skin atuam especialmente no combate aos sinais da idade e problemas crônicos de pele como acne, manchas, hiperpigmentação e rosácea.

Além da fórmula personalizada da empresa, que pode ser ajustada a cada mês de acordo com a evolução do tratamento, Bechstein lembra que os cuidados com a pele exigem o uso de outros itens. “Qualquer tratamento deve contar com o auxílio de produtos para a higienização adequada e também para a prevenção de danos, como o protetor solar. Na Alemanha, contamos com alguns produtos que agregam na rotina da pele e, em breve, teremos eles no Brasil”, ela revela.

Liberação da telemedicina

A entrada da Formel Skin no mercado brasileiro foi possível graças à liberação da telemedicina no país. Diante do cenário da Covid-19, o governo federal instituiu o estado da emergência de saúde pública, permitindo o exercício da medicina de forma remota em abril de 2020. Com o fim deste período mais crítico da pandemia, seria necessária a regulamentação da telemedicina no Brasil, o que ocorreu em maio de 2022. “O acompanhamento médico remoto beneficiou muitos pacientes nestes últimos anos e continua tendo um papel essencial, principalmente em locais de difícil acesso”, diz a cofundadora da empresa.

Para ela, a proposta totalmente virtual da empresa não deve ser uma barreira no país. “Os brasileiros são muito experientes em tecnologia. Eles entenderão e adotarão nossa abordagem de tratamento online muito bem. Queremos construir a melhor plataforma de dermatologia online e vemos o Brasil como uma entrada para o mercado LATAM”, finaliza.