A água micelar chegou ao mercado brasileiro de cosméticos há poucos anos e rapidamente ganhou espaço nas prateleiras de skincare.O consumidor brasileiro demonstrou uma grande aceitação pela água micelar. Isso é reflexo das características únicas deste produto, que traz uma tecnologia bastante avançada”, diz Luciana Dávila, diretora de marketing da categoria de Face e Corpo da Avon Brasil. “As micelas agem como um imã, que atrai e elimina todas as impurezas da pele, promovendo uma limpeza profunda sem agredir a barreira cutânea ou deixar a pele oleosa”, ela explica.

Multifuncionalidade

A multifuncionalidade é um dos principais atrativos da solução micelar e o que a difere de outros produtos indicados para a limpeza facial. “Ela quase é a junção destes produtos conhecidos no mercado, já que faz uma boa limpeza, semelhante aos sabonetes, contribui para a hidratação da pele, como as loções, e serve para retirar a maquiagem, como os demaquilantes. Por isso caiu no gosto dos consumidores. É um produto completo e muito simples de usar”, afirma Carla Marconcini, gerente de marketing Asepxia.

Versões “turbinadas”

Além das múltiplas funções, a água micelar vem ganhando versões “turbinadas”, com novos ativos dermatológicos e ingredientes para o tratamento da pele nas formulações.

A água micelar já é um produto multibenefícios, então por que não aumentar o número de benefícios e contribuir ainda mais para a pele dos consumidores em um único produto?”, questiona Marconcini.

A Asexpia lançou no final do ano passado a Água Micelar com Carvão Ativado. “Nosso objetivo é trazer sempre a melhor solução de limpeza para melhorar a saúde da pele, então fizemos nossa própria evolução da água micelar com esse ingrediente tão poderoso”, diz a gerente da marca. “O carvão ativado é conhecido por ser um filtro natural, usado até em casos de envenenamento, e tem benefícios excelentes para a pele. Combinamos a ação das micelas com esse poder purificante do carvão ativado, para remover impurezas, toxinas e oleosidade acumuladas”, acrescenta.

A L’Oréal Paris também apostou nessa nova geração do produto. “Além de limpar, tonificar e demaquilar, a água micelar também pode hidratar a pele, como o nosso lançamento mais recente, a Água Micelar Revitalift Hialurônico, ou controlar a oleosidade, uma das principais queixas das brasileiras, como a nossa Água Micelar Efeito Matte”, afirma Carolina Lamazière, gerente de marketing Skincare & Solar de L’Oréal Paris.

Ela ressalta que esses produtos, com ativos que auxiliam no cuidado de diferentes necessidades da pele, permitem “até pular algumas etapas do skincare”. “São multibenefícios, que simplificam a rotina e ainda proporcionam uma boa relação custo-benefício”.

Versões tradicionais

Segundo a gerente de marketing da L’Oréal Paris, as versões tradicionais de água micelar sempre terão espaço no mercado. “São alternativas multifuncionais mais simples, ideais para os consumidores que estão entrando na categoria ou perfis com maior foco no preço. Mas a tendência em skincare é a procura por inovação e ativos diferenciados”, diz Lamazière.

A Renew, marca de cuidado facial da Avon, que é líder no Brasil, incluiu em seu portfólio a Água Micelar com Ácido Hialurônico e Vitamina B3. “Para lançar uma água micelar da Renew a ideia era ir além e entregar mais benefícios, combinando a hidratação com preenchimento da pele e suavização de linhas”, cita Dávila. “Sabemos que o mercado é muito dinâmico e o consumidor sempre busca mais. Performance e praticidade são os pilares que movem o mercado de beleza”, ela finaliza.