A posição de liderança já vem sendo mantida há muito tempo. Presente em mais de 70 países, a multinacional de origem norte-americana Avon tem o Brasil como seu maior mercado de maquiagem, sendo há 25 anos a marca que mais vende produtos da categoria no país.

Maior rede de vendas diretas no mundo

Isso se dá pela incansável busca da Avon pela democratização da beleza, desenvolvendo produtos inovadores, de alta tecnologia e qualidade a preços acessíveis, atendendo a todas e todos os consumidores”, afirma a diretora executiva de marketing Juliana Barros.

Ela lembra que a empresa tem a maior rede de vendas diretas no mundo, contando com mais de um milhão de representantes no Brasil. “Sempre fomos engajados às causas das mulheres e diversidade, o que nos aproximou de um consumidor que procura cada vez mais se identificar com os princípios da empresa, bem como fazer parte dela”, acrescenta.

Barros cita os três itens de maquiagem da Avon mais vendidos no Brasil: máscara de cílios, corretivo e, o campeão, batom. “Uma pesquisa da Kantar Worldpanel, realizada em 2021, revelou que a cada dois segundos, um batom da Avon é vendido no país e a cada dois glosses, um é de nossa marca”.

Dentre os diversos cases de sucesso de maquiagem da Avon no Brasil, a diretora de marketing aponta o lançamento do batom de longa duração Power Stay, em meados de 2019. “Durante a Copa do Mundo de futebol feminino, a jogadora e capitã da seleção brasileira Marta, pela primeira vez na carreira, entrou em campo usando nosso batom na cor vinho. Jogou toda a partida e a prorrogação com o batom intacto, mostrando que ele realmente resiste por horas”.

Desde então, o batom ganhou novas cores e uma versão lip tint, apresentada no ano passado. Ele também entrou na nova Coleção Bonita, com produtos selecionados por Juliette Freire, maquiadora paraibana e vencedora do BBB21. “Colocamos em evidência a representatividade da mulher e a inspiração nordestina para que as consumidoras se sintam mais lindas e empoderadas e possam mostrar sua melhor versão”, diz a executiva.

Representatividade

Representatividade é uma das palavras-chaves do portfólio de maquiagem da Avon. Com produtos desenvolvidos no Centro de Inovação Global da marca, em Suffern, nos EUA, a marca conta com uma equipe de desenvolvimento local, que atua em conjunto com a central para atender às necessidades específicas do público brasileiro, segundo Barros.

Ela relembra o estudo sobre colorismo Black Paper, realizado há dois anos pela Avon, que identificou que 70% das mulheres negras no Brasil não se sentiam satisfeitas com as maquiagens disponíveis no mercado, não se vendo representadas por produtos como bases e corretivos por não encontrarem tons adequado ao de suas peles. “Respondemos a esse dado com o lançamento de 28 novos itens de maquiagem elaborados com novas cores personalizadas para as peles pardas e pretas brasileiras, sendo sete novos tons da base líquida, sete tons de base compacta, dez tons de corretivo, dois tons de pó compacto, um blush e um iluminador”, enumera a diretora.

Além disso, aprofundamos o estudo investigando o tipo de pele, estilo de vida e região para reforçar que o nosso portfólio representa todas as mulheres brasileiras”, diz. Ela ressalta o sucesso no Brasil de maquiagens com efeito matte, que deixam a pele com aspecto natural e fresco, características importantes para um país de clima predominantemente quente e de peles com tendência à oleosidade.

Enxergamos a potência e a importância do mercado de maquiagem para os brasileiros, e por esta razão desenvolvemos produtos ideais para as cores e o tipo de pele da nossa população”, finaliza Barros.