Para Cesar Tsukuda, diretor da Beauty Fair, 2023 é o ano da volta à normalidade dos eventos. De 09 a 12 de setembro, a 18ª edição da maior feira de beleza das Américas, deve reunir mais de 200 mil pessoas no Expo Center Norte, em São Paulo. “Será um recorde histórico de público. Voltamos com força”, ele celebra.

Com mais de 2 mil marcas e 500 estandes, a Beauty Fair cresceu. “Em área ocupada, o aumento foi de cerca de 4% em 2023”, diz Tsukuda. Maior e com expectativa de recorde de visitantes, o evento também projeta um aumento no volume de negócios: 13% a mais que os R$ 800 milhões da edição passada. “Isso mostra uma melhoria na percepção do mercado e de ânimo das empresas para a reta final do ano”.

Aline Pavanelli, diretora de P&D da Vizzela, é um exemplo de otimismo. “É a estreia na Beauty Fair da Vizzela, que foi criada há apenas quatro anos. Nossa expectativa é fazer com que mais pessoas conheçam a marca, apresentando nossos produtos de maquiagem e skincare para lojistas e consumidores, além de aumentar as vendas em pelo menos 30%”, ela revela.

A Farmax também participa pela primeira vez no evento como grupo, apresentando as marcas Farmax, Hidraderm, Sunless, BeVeg e as novas aquisições, Sanavita, de suplementos vitamínicos e, Negra Rosa, com produtos para a pele negra. “A Farmax quer se apresentar com esse portfólio mais extenso e diverso”, revela Bianca Pi, CMO da Farmax.

Edição celebra a diversidade da beleza no Brasil

“Juntos: a diferença é o que nos une” foi o tema escolhido para a Beauty Fair 2023. “Graças à miscigenação, o Brasil tem uma variação muito grande de peles e cabelos. Então, ao comemorar os dezoito anos, consideramos este um tema, além de muito atual e importante, que tangibiliza o que é de fato o mercado de beleza brasileiro”, afirma Tsukuda.

Por essa particularidade, ele lembra que o país é um “celeiro de lançamentos”. “Temos a percepção de que isso pode ser muito bem visto em outros países. A brasilidade vai muito além do Carnaval e praia e tenho certeza de que, trabalhando o conceito ‘Brazilian beauty’, vamos conseguir construir marcas brasileiras de sucesso mundo afora”.

É o caso da Skala. Referência em haircare acessível, especialmente para crespos e cacheados, a empresa já exporta para mais de 40 países. Além do desafio de se tornar global, a marca visa mais espaço no mercado interno. “A Skala está hoje em 44% dos lares no Brasil. Em 2022, nossa penetração era de 41%, então continuamos conquistando novos consumidores”, diz a diretora de marketing Bruna Veneziano.

Setor de beleza é movido por lançamentos e skincare ganha destaque

Para seguir em alta no setor de beleza, ela revela uma das estratégias. “Sabemos que esse mercado é movido por novidades. Então, concentramos praticamente todos os lançamentos na Beauty Fair, que é como a ‘São Paulo Fashion Week dos cosméticos’”. Entre as novidades de Skala, Veneziano cita a linha Raízes do Morro, que terá parte da renda revertida à instituição Gerando Falcões.

O Grupo Boticário também investiu pesado em novidades para o evento, com mais de 260 lançamentos em suas marcas, incluindo as recém-adquiridas Dr. Jones e Truss, além da linha de baby care em parceria com a Pampers. “Podemos dizer que tivemos um acumulado de lançamentos, que chegaram quase ao mesmo tempo. Então, precisamos de mais espaço para apresentá-los”, diz o diretor de soluções digitais Daniel Becker.

Participando da feira pela terceira vez, a companhia triplicou sua área expositiva em relação a 2022. “Eu diria que no Grupo Boticário temos duas Copas do Mundo. Uma é a convenção de franqueados, a outra é a Beauty Fair, nosso grande evento anual com distribuidores e varejistas”, diz Becker.

Tsukuda aponta nesta edição um destaque para skincare. “Nos próximos anos, produtos para pele vão ser uma alavanca importante de crescimento para o mercado”.

A Nupill, que surgiu há 20 anos com produtos depilatórios, vem dando cada vez mais importância para essa categoria. Na Beauty Fair, trouxe novidades em cuidados faciais, ressaltando o uso de nanotecnologia, além de sua primeira linha vegana. “É o canal de maior exposição para a indústria cosmética e trabalhamos o ano inteiro para apresentar os lançamentos aqui”, fala Vinicius Fausto, gerente de marketing.