Em 2022, a Wheaton completou 70 anos de atuação no Brasil. Líder na fabricação de embalagens de vidro no país e uma das cinco maiores instalações especializadas neste segmento em todo o mundo, a companhia brasileira exporta para mais de 40 países e busca expandir esse número.

Logo no início de 2023, a Wheaton Brasil participou pela primeira vez da Paris Packaging Week, na França, uma das principais feiras de embalagens e inovação no mundo. A empresa também marcou presença no Luxe Pack New York, realizado nos EUA nos dias 10 e 11 de maio, reunindo grandes marcas de luxo do setor de beleza.

“A Wheaton caminha para ampliar a internacionalização da marca”, afirma Ricardo Lopes, diretor comercial e de marketing. “Com a participação nos eventos internacionais, seguimos no processo de investimentos em busca de novos negócios, reforçando ao mercado nosso compromisso com o moderno, o sustentável e o exclusivo na fabricação de vidro e decoração”, ele acrescenta.

Cheiro digital inova na categoria de perfumaria

Começando pelo “moderno”, a empresa tem apresentado nos eventos o “cheiro digital”. A inovação em perfumaria idealizada pela Noar, startup que faz parte do Grupo Wheaton, permite que consumidores conheçam fragrâncias a partir de tablets, sem necessidade de testadores e amostras.

“É um produto exclusivo do grupo e oferecido para nossos clientes. Perfeito para uso no ponto de venda, oferece até 20 fragrâncias para experimentação, com 100 disparos cada. Ele não libera nenhum tipo de resíduo ou gotas de perfume no ambiente, ou no consumidor e possibilita o teste de diversas fragrâncias sem confundir o cérebro”, diz Lopes.

Passando para o sustentável, a Wheaton lançou seis modelos na linha Ecoglass. “A linha eco-friendly foi idealizada para promover a economia circular, protegendo o meio ambiente e estimulando o uso consciente. As embalagens possuem características como frasco mais leve, que recebe menos massa vítrea que modelos tradicionais, envolve redução do consumo de água e energia e diminui em mais de 30% a emissão de CO2. Além disso, a terminação em rosca permite uma simples refilagem do produto e facilita a separação da válvula e do frasco de vidro para maior segurança e agilidade na reciclagem”, explica o executivo.

Soluções de vidro para skincare e embalagens personalizadas

A empresa vem também investindo em soluções para além da perfumaria, como o segmento de skincare. “Os cuidados com a pele estão sendo inseridos cada vez mais na rotina de beleza e não é mais uma tendência e sim, estilo de vida. Séruns, vitaminas, ácidos e cremes são utilizados por milhões de pessoas no mundo e o vidro é um material nobre e sustentável para embalar esses produtos”, comenta diretor comercial e de marketing.

Segundo ele, maquiagem é outro nicho visado pela companhia. “A Wheaton está preparada para atender com inovação a essa categoria, reforçando a democratização da beleza com frascos, potes, técnicas de soluções em fechamentos e decoração”.

Falando em decoração, Inner Color é uma novidade do portfólio. “É um processo de pintura aplicada na superfície interna do frasco, que explora a profundidade e distribuição do vidro, proporcionando um efeito tridimensional. Por meio dessa tecnologia temos acesso a novas possibilidades de customização de embalagens, pois ela pode ser aliada com todas as técnicas de decoração aplicadas no exterior do frasco, como a serigrafia, pintura e impressão digital. Explorando a criatividade, é possível unir tecnologias e obter diversos efeitos para criar embalagens exclusivas e elegantes, uma forte tendência no mercado cosmético”, finaliza Lopes.