Luiz Marcelo Genzerico, gerente comercial da Vidraria Anchieta

Brazil Beauty News – Quais são os próximos passos da Vidraria Anchieta frente ao mercado nacional e à aquisição da Verescence pela Wheaton?

Luiz Marcelo Genzerico – Veremos uma acomodação natural do mercado. A Vidraria Anchieta vem buscando novas tecnologias desde meados de 2016, para alcançar um novo posicionamento no Brasil. Identificamos a necessidade de atuar com mais intensidade no segmento de produtos premium, atendido basicamente pela Wheaton e Verescence. A aquisição vai nos fortalecer, pois com os investimentos que temos feito, estamos preparados para atender as necessidades do mercado com mais qualidade e eficiência.

Brazil Beauty News - Qual a composição atual do portfólio voltado para cosméticos?

Luiz Marcelo Genzerico - Hoje o mercado de perfumaria e cosmético atinge 75% dos nossos negócios e planejamos crescer 10% neste nicho nos próximos três anos.

Brazil Beauty News - Poderia destacar alguns dos diferenciais da Vidraria Anchieta?

Luiz Marcelo Genzerico - Nosso principal diferencial é ter uma operação "enxuta", muita flexibilidade no atendimento de nossos clientes e rapidez no desenvolvimento de novos produtos, pois possuímos ferramentaria própria e uma equipe muito experiente.

Brazil Beauty News - Quais os principais desafios da produção de vidros para perfumaria e cosméticos?

Luiz Marcelo Genzerico - Existem desafios inerentes ao processo de fabricação de vidro. Na indústria de perfumaria e cosméticos, o nível de exigência é muito alto. Por isso estamos sempre investindo em novas tecnologias.

Brazil Beauty News - Como você vê o mercado brasileiro de cosméticos e perfumaria daqui a 10 anos e qual o papel da Vidraria Anchieta neste cenário?

Luiz Marcelo Genzerico - O lema do mercado de perfumaria e cosméticos é "inovação constante", tanto na descoberta de novas matérias primas, como no desenvolvimento de novas embalagens. Por isso, a Vidraria Anchieta está investindo em equipamentos que complementam a criatividade de seus colaboradores, como impressora em 3D, para atender a um mercado cada vez mais exigente. Acreditamos também que, nos próximos 10 anos, o mercado voltará a valorizar a embalagem de vidro como a melhor para acondicionar e conservar qualquer tipo de produto, inclusive perfumes e cosméticos.

Embalagens de vidro na fábrica da Vidraria Anchieta

Brazil Beauty News - De que forma a empresa recebe as demandas crescentes dos clientes por sustentabilidade?

Luiz Marcelo Genzerico - Hoje, o consumidor mais bem informado começa a exigir embalagens que cumpram seu papel de conservar o produto e está influenciando as autoridades a coibir embalagens que prejudicam o usuário e também o meio ambiente, a exemplo da proibição dos canudos plásticos no Rio de Janeiro.

Brazil Beauty News - Qual a importância da decoração no processo de fabricação de vidros para cosméticos?

Luiz Marcelo Genzerico - É um fator determinante, pois com o mesmo frasco e decorações diferentes podemos vestir vários tipos de produtos. O setor de decoração investe muito em novas tecnologias para beneficiamento em frascos, ofertando uma gama muito grande de customizações.

Brazil Beauty News - Quais os diferenciais das fabricantes de embalagens brasileiras em relação às internacionais para o mercado local?

Luiz Marcelo Genzerico - Temos dois pontos fortes em relação ao mercado internacional: velocidade em atender as constantes variações de demanda e maior estabilidade de preços, que não sofrem variação cambial por serem aplicados em Real.