A gigante de bens de consumo anunciou que vai mudar a sua estrutura organizacional para uma forma mais “simples” e focada em cinco unidades de negócios:

 Beauty & Wellbeing (incluindo cuidados com os cabelos, cuidados com a pele, vitaminas, minerais e suplementos, além do Unilever Prestige);
 Personal Care (higiene da pele, desodorantes e higiene dental);
 Home Care;
 Nutrição;
 e Gelados.

Cada uma destas entidades “será totalmente responsável pela sua estratégia, crescimento e lucros à escala global”, disse a Unilever.

Esta organização deverá dar mais agilidade a empresa que pretende acelerar o seu crescimento sob pressão dos seus acionistas, depois do fracasso das negociações para a aquisição da divisão Consumer Health do grupo farmacêutico britânico GSK.

O crescimento continua a ser a nossa principal prioridade e estas mudanças sustentarão nossa procura por isso mesmo”, disse Alan Jope, CEO da Unilever.

Como parte da nova estrutura, Fernando Fernandez, atualmente EVP Latin America, foi nomeado Presidente da unidade de negócios Beauty & Wellbeing, e Fabian Garcia, atualmente Presidente North America, foi nomeado Head of Personal Care. Peter ter Kulve continuará a liderar Home Care e Hanneke Faber liderará a unidade de negócios de Nutrição, enquanto Matt Close liderará a unidade de negócios Gelados.

Essas nomeações entrarão em vigor em 1º de abril de 2022.

Segundo a Unilever, essa reestruturação organizacional resultará na eliminação de aproximadamente 1.500 cargos gerenciais em todo o mundo. No entanto, não deverá ter qualquer impacto na mão-de-obra das fábricas do grupo.