Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Embalagem e design

Uma nova vida para o Surlyn?

Durante a edição 2019 do salão Luxe Pack, realizado de 30 de setembro a 2 de outubro em Mônaco, a Dow apresentou uma nova linha de tampas fabricadas com Surlyn reciclado, em parceria com a Premi.

A nova linha de tampas em Surlyn™ reciclado, produzida pela Premi, empresa (...)

A nova linha de tampas em Surlyn™ reciclado, produzida pela Premi, empresa especializada em embalagens para a indústria de perfumes e cosméticos.

Em um cenário protagonizado por soluções sustentáveis no qual o destaque foram as alternativas aos plásticos tradicionais, as tampas em Surlyn reciclado apresentadas pela Dow e a Premi chamaram a atenção por serem ao mesmo tempo lógicas e contraintuitivas, visto que esse polímero é geralmente associado a um alto nível de transparência, em princípio incompatível com a presença de material reciclado entre os componentes.

40% de Surlyn reciclado 

O desafio técnico ficou por conta da Premi, empresa italiana especializada no design e na produção de embalagens padronizadas ou personalizadas para os mercados de perfumes, cosméticos e maquiagem. O projeto de criar tampas a partir de Surlyn reciclado seduziu imediatamente as equipes da empresa, para quem a inovação constitui um alicerce da estratégia de desenvolvimento.

A Premi já vinha utilizando o Surlyn há vários anos e domina perfeitamente a cadeia de produção desse polímero. Graças à expertise técnica de suas equipes e ao suporte técnico da Dow, a Premi conseguiu criar tampas fabricadas com 40% de Surlyn obtido a partir de sobras industriais desse material. Concretamente, os resíduos industriais de Surlyn são coletados, triturados e novamente incorporados ao processo de produção.

Oportunidades de mercado

"A inclusão da nova linha à base de Surlyn reciclado em nossa carteira de produtos, além de ser uma excelente notícia para o meio ambiente, é um fator de impulso para nosso futuro desenvolvimento em outros mercados. A sustentabilidade é um dos principais itens na lista de exigências de muitos compradores e marcas. Com as tampas em Surlyn reciclado que oferecem a mesma qualidade de tampas premium, estamos definindo um novo padrão para a indústria", explica Alessandro Prestini, diretor-geral da Premi.

Como as novas tampas utilizam um grande volume de material reciclado, não é possível obter o alto nível de transparência que caracteriza os artigos em Surlyn. Por isso, as tampas para perfumes apresentadas pela Dow e a Premi no salão Luxe Pack receberam coloração.

Para a Dow, que vem se associando a parceiros em diversas regiões do mundo em busca de soluções que otimizem o reúso e a reciclagem de resíduos plásticos, essa é apenas a primeira etapa. "A produção em série de tampas em Surlyn reciclado oferece não somente a vantagem de reduzir os resíduos plásticos, como também de instaurar um modelo de economia circular. Assim, estamos dando um passo na direção certa, pois continuamos trabalhando no aprimoramento da cadeia de valor, a fim de criar um modelo circular", ressalta Shouhaib Mohamed, Marketing Manager Perfumes & Cosmetics da Dow.

V.G.
(Tradução: Maria Marques)

Portfólio

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

Diante da propagação do novo coronavírus (COVID-19) em Nova York e nos Estados Unidos, os organizadores da feira Luxe Pack New York divulgam o adiamento do evento para 15 e 16 de setembro. O local permanece inalterado: Jacob K. Javits Convention Center (Hall 1B). Com essas novas datas, o evento será quase concomitante com o MakeUp in (...)

+ informações
Palavra de especialista
Celebridades e marcas de beleza: como brilhar sem queimar o filme?

Rosalia Di Gesu
Celebridades e marcas de beleza: como brilhar sem queimar o filme?

A ascensão das marcas de beleza lançadas por celebridades em 2019, na esteira do bem-sucedido modelo da Fenty Beauty, criada pela cantora Rihanna, é uma perfeita ilustração do quanto nossa cultura é obcecada pela fama. Mas será que os inovadores produtos lançados por celebridades globais conseguem seduzir o consumidor esclarecido? Em (...)

+ informações

Seções