O Brasil continua a ser o principal mercado de cuidados com os cabelos, devido a seu tamanho, diversidade e níveis de envolvimento do consumidor (Photo: © mimagephotography / shutterstock.com)

Apresentamos aqui quatro maneiras que marcas brasileiras de beleza estão buscando para agradar os consumidores, servindo como modelos para empresas de cuidados com o cabelo em todo o mundo.

Explorando exigências variadas

A população brasileira é uma das mais etnicamente diversas, proporcionando às marcas uma percepção das diferentes demandas e necessidades dos cuidados com os cabelos – tudo, desde as exigências de textura e cor à necessidade de produtos mais naturais e éticos. Com tanta diversidade, pode ser difícil saber qual é o melhor produto para cada tipo de cabelo. No Brasil, todos os produtos para cuidados com o cabelo estão claramente rotulados para que tipo de cabelo o produto foi feito. Por exemplo, a marca brasileira Yamá Cosméticos lançou seu Pó Descolorante para Cabelos Cacheados (o primeiro do tipo no Brasil), que descolore o cabelo, mas também inclui cuidados com os cachos. O produto utiliza ativos multifuncionais e naturais que mantêm a estrutura dos cachos durante e após o processo, o que é algo que normalmente é um problema ao descolorir o cabelo.

Ajudando as consumidoras a serem naturais

As marcas brasileiras também destacam a necessidade de mensagens personalizadas para mulheres com cabelo ondulado, pois muitas são influenciadas pela cultura do cabelo liso e precisam de incentivos para adotar seu estilo natural. Por exemplo, em linha com as tendências em direção ao bem-estar e à vida natural, mais consumidores que costumavam tratar os cabelos com produtos químicos para deixá-los liso estão agora assumindo um estilo natural, que exige uma fase de “transição”. Seguindo este movimento, as marcas estão lançando produtos para cuidados com o cabelo que ajudam as consumidoras fazerem a transição para a sua textura natural. Embora alguns produtos mencionem ‘cabelo ondulado’ na embalagem, todos enfatizam a palavra ‘cachos’ em outros meios de comunicação.

Formatos e embalagens atrativos

Ande pelos corredores de uma farmácia no Brasil e você notará que muitas marcas brasileiras usam formatos de embalagem incomuns, como conceitos da indústria alimentícia (ex.: maionese de cabelo, manteiga, fermento em pó). De maneira parecida com a indústria de beleza coreana, os produtos brasileiros para cuidados com o cabelo também possuem embalagens com um visual atraente, colorido e que chamam a atenção. A marca brasileira Lola foi uma das primeiras a fazer isso, mas outras como Salon Line, Donna e Kanechom também aderiram à moda.

Crescimento em cuidados com os cabelos para homens

No Brasil, quatro em cada 10 consumidores homens dizem que nunca usaram máscaras capilares, mas estariam interessados em testá-las, em comparação com um quinto das mulheres que dizem o mesmo. Dois em cada cinco homens brasileiros procuram produtos para cuidados com o cabelo com um benefício hidratante. As marcas de cuidados com o cabelo brasileiras estão se aproveitando desta tendência, estendendo as linhas de cuidados com o couro cabeludo para mais produtos, já que a umidade é uma das principais preocupações dos consumidores homens de produtos para cabelo. Por exemplo, estamos vendo inovações em máscaras hidratantes que cuidam do couro cabeludo e oferecem alívio e restauração como o The Grooming Hair and Scalp da Shiseido Professional.