Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Juliana Martins

Seja inspirado pelas marcas brasileiras para cuidados com o cabelo

Seja o desenvolvimento de novos produtos ou a inspiração de tendências, o Brasil continua a ser o principal mercado de cuidados com os cabelos, devido a seu tamanho, diversidade e níveis de envolvimento do consumidor. Os consumidores brasileiros têm muito orgulho dos seus cabelos e o mercado deve ser examinado por aqueles que buscam inspiração, ideias e conhecimento. No país inteiro, as marcas estão procurando descobrir o que os consumidores precisam e estão criando produtos especializados para eles.

O Brasil continua a ser o principal mercado de cuidados com os cabelos, (...)

O Brasil continua a ser o principal mercado de cuidados com os cabelos, devido a seu tamanho, diversidade e níveis de envolvimento do consumidor (Photo: © mimagephotography / shutterstock.com)

Apresentamos aqui quatro maneiras que marcas brasileiras de beleza estão buscando para agradar os consumidores, servindo como modelos para empresas de cuidados com o cabelo em todo o mundo.

Explorando exigências variadas

A população brasileira é uma das mais etnicamente diversas, proporcionando às marcas uma percepção das diferentes demandas e necessidades dos cuidados com os cabelos – tudo, desde as exigências de textura e cor à necessidade de produtos mais naturais e éticos. Com tanta diversidade, pode ser difícil saber qual é o melhor produto para cada tipo de cabelo. No Brasil, todos os produtos para cuidados com o cabelo estão claramente rotulados para que tipo de cabelo o produto foi feito. Por exemplo, a marca brasileira Yamá Cosméticos lançou seu Pó Descolorante para Cabelos Cacheados (o primeiro do tipo no Brasil), que descolore o cabelo, mas também inclui cuidados com os cachos. O produto utiliza ativos multifuncionais e naturais que mantêm a estrutura dos cachos durante e após o processo, o que é algo que normalmente é um problema ao descolorir o cabelo.

Ajudando as consumidoras a serem naturais

As marcas brasileiras também destacam a necessidade de mensagens personalizadas para mulheres com cabelo ondulado, pois muitas são influenciadas pela cultura do cabelo liso e precisam de incentivos para adotar seu estilo natural. Por exemplo, em linha com as tendências em direção ao bem-estar e à vida natural, mais consumidores que costumavam tratar os cabelos com produtos químicos para deixá-los liso estão agora assumindo um estilo natural, que exige uma fase de “transição”. Seguindo este movimento, as marcas estão lançando produtos para cuidados com o cabelo que ajudam as consumidoras fazerem a transição para a sua textura natural. Embora alguns produtos mencionem ‘cabelo ondulado’ na embalagem, todos enfatizam a palavra ‘cachos’ em outros meios de comunicação.

Formatos e embalagens atrativos

Ande pelos corredores de uma farmácia no Brasil e você notará que muitas marcas brasileiras usam formatos de embalagem incomuns, como conceitos da indústria alimentícia (ex.: maionese de cabelo, manteiga, fermento em pó). De maneira parecida com a indústria de beleza coreana, os produtos brasileiros para cuidados com o cabelo também possuem embalagens com um visual atraente, colorido e que chamam a atenção. A marca brasileira Lola foi uma das primeiras a fazer isso, mas outras como Salon Line, Donna e Kanechom também aderiram à moda.

Crescimento em cuidados com os cabelos para homens

No Brasil, quatro em cada 10 consumidores homens dizem que nunca usaram máscaras capilares, mas estariam interessados em testá-las, em comparação com um quinto das mulheres que dizem o mesmo. Dois em cada cinco homens brasileiros procuram produtos para cuidados com o cabelo com um benefício hidratante. As marcas de cuidados com o cabelo brasileiras estão se aproveitando desta tendência, estendendo as linhas de cuidados com o couro cabeludo para mais produtos, já que a umidade é uma das principais preocupações dos consumidores homens de produtos para cabelo. Por exemplo, estamos vendo inovações em máscaras hidratantes que cuidam do couro cabeludo e oferecem alívio e restauração como o The Grooming Hair and Scalp da Shiseido Professional.

Juliana Martins
(Fonte: Mintel Brasil)


Portfólio

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

Sobre Juliana Martins

Juliana Martins é especialista sênior de Beleza e Cuidados Pessoais da Mintel no Brasil. Profissional de Marketing e Comunicação com mais de dez anos de experiência, ela tem ajudado as empresas a melhor entender o comportamento do consumidor e a como posicionar suas marcas da melhor maneira possível para ter o máximo de retorno sobre o investimento. Tendo trabalhado durante quatro anos com Inteligência de Mercado na Chanel Parfums Beauté, em Paris, Juliana tem um sólido conhecimento dos insights e tendências que permeiam o mercado global de beleza. Ela é formada em Jornalismo pela PUC-Rio e tem dois MBAs na França, um em Comunicação Empresarial e outro em Marketing.

A Mintel é a agência líder mundial em inteligência de mercado. Por mais de 40 anos, as análises da Mintel, feitas a partir de pesquisa de mercado com dados da mais alta qualidade, têm impactado no sucesso de nossos clientes. Com escritórios em Londres, Chicago, Xangai, Belfast, Düsseldorf, Kuala Lumpur, Mumbai, Munique, Nova York, São Paulo, Seoul, Singapura, Sydney, Tóquio, e Toronto, a Mintel moldou uma reputação de uma marca mundial renomada.

Para mais informações sobre a Mintel, por favor visite brasil.mintel.com.

Foco
in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

Quando se trata de beleza, o Brasil se tornou um criador de tendências na América Latina, graças à abundância dos recursos naturais e à propensão à inovação. Agora o quarto maior mercado do mundo, o país sediará a sexta edição da in-cosmetics Latin America, que acontecera em São Paulo os 18 e 19 de setembro de 2019. De acordo com a Euromonitor (...)

+ informações
Palavra de especialista
Seja inspirado pelas marcas brasileiras para cuidados com o cabelo

Juliana Martins
Seja inspirado pelas marcas brasileiras para cuidados com o cabelo

Seja o desenvolvimento de novos produtos ou a inspiração de tendências, o Brasil continua a ser o principal mercado de cuidados com os cabelos, devido a seu tamanho, diversidade e níveis de envolvimento do consumidor. Os consumidores brasileiros têm muito orgulho dos seus cabelos e o mercado deve ser examinado por aqueles que buscam (...)

+ informações

Seções