O óleo de algas AlgaPūr High Stability High Oleic (HSHO) [1] é um óleo de origem orgânica derivado de uma microalga proveniente da seiva de castanheiras alemãs. O produto foi desenvolvido pela Corbion, empresa neerlandesa de produtos alimentícios e bioquímicos.

"Há séculos as pessoas usam diversos tipos de óleo para cuidar dos cabelos, em razão de suas propriedades revitalizantes e nutritivas. O óleo de algas AlgaPūr HSHO é a mais recente novidade dessa longa tradição. Produzido por fermentação, esse ingrediente natural é facilmente biodegradável e tem baixa pegada ambiental, tanto no que se refere à água como ao carbono e ao uso da terra", explica a Lubrizol Life Science - Beauty (LLS Beauty), que está lançando a substância para a indústria de beleza graças a uma parceria com a Corbion.

Produção sustentável

Durante o processo de fermentação, as algas extraídas da seiva de castanheiras transformam açúcares simples em triglicérides com grande eficácia. O processo de fabricação é realizado em um biorreator controlado, distante de ecossistemas frágeis, o que garante um rápido aumento da produção e a reprodutibilidade do processo. Portanto, esse ingrediente natural (segundo a definição da norma ISO 16128) tem impacto ambiental mínimo. Para completar, o AlgaPūr HSHO não contém óleo de palma nem produtos petroquímicos ou subprodutos animais.

Rico em ácidos graxos ômega-9

Segundo a LLS Beauty, o óleo de algas AlgaPūr HSHO contém mais de 90% de ácido oleico ômega-9. A fórmula líquida, altamente estável, protege a fibra capilar, evita a quebra dos fios, repara pontas duplas, confere brilho e tem ação antifrizz, deixando os cabelos mais sedosos e maleáveis.

Testes realizados com diversas tipologias de cabelos mostraram, entre outros resultados, que os cabelos, quando tratados com o óleo de algas AlgaPūr HSHO, ficam 83% menos sujeitos a quebras, em comparação com cabelos não tratados com o produto. Além disso, o tratamento de pontas duplas é 10% mais eficaz com o óleo de algas do que com óleo de argan.

O óleo de algas AlgaPūr HSHO também apresenta muitos benefícios para o couro cabeludo, entre os quais ação anti-idade e hidratante, bem como capacidade de reparação de danos causados por raios UV. Os testes in vitro mostraram um aumento da síntese de elastina e colágeno tipo 1, além de diminuição dos sinais de deterioração celular provocada por radiação UV. Por sua vez, os testes in vivo mostraram benefícios imediatos e duradouros para a hidratação dos fios e para a função de barreira cutânea.

Polivalência

Segundo a LLS Beauty, o óleo de algas AlgaPūr HSHO é ideal para a formulação de uma grande variedade de cuidados dos cabelos e do couro cabeludo, em particular shampoos, condicionadores, tratamentos capilares e cremes de pentear.

"Ao longo da história, as mulheres têm usado diversos tipos de óleo para proteger os cabelos e o couro cabeludo, deixando-os mais belos. O óleo de algas AlgaPūr HSHO potencializa os efeitos desse ritual de beleza, garantindo mais saúde à fibra capilar e ao couro cabeludo", explica Juliana Mancini, diretora de Marketing global de produtos capilares da LLS Beauty.