Premium Beauty News - A que objetivo estratégico corresponde a decisão de gerenciar diretamente a divisão de beleza, em vez de conceder a licença a terceiros?

Gianluca Toniolo - São duas estratégias diferentes, com objetivos diferentes. No caso da gestão direta, buscamos posicionar a categoria no mesmo patamar que os demais produtos, realizando um trabalho de construção da marca; no caso da licença, a motivação é mais comercial.

A Dolce&Gabbana é a primeira maison de moda italiana a gerenciar diretamente a divisão de beleza, em linha com o que Domenico e Stefano pretendiam fazer. Esse era um sonho que os dois vinham acalentando há trinta anos. Na época da fundação da empresa, eles não dispunham dos recursos necessários, mas já pensavam em criar uma linha de produtos de beleza, considerados por eles como um importante acessório de moda, ou o toque final – na forma de perfume ou maquiagem – de um figurino.

Premium Beauty News - Como a empresa pretende construir a marca Dolce&Gabbana Beauty?

Gianluca Toniolo - Definimos uma estratégia muito clara, a fim de concretizar nosso desejo de valorizar a categoria por meio de novos produtos. Um bom exemplo é o perfume Devotion, que já está posicionado entre os três mais vendidos, apenas poucos meses após o lançamento. Com um nome tão inspirador quanto a composição propriamente dita, o perfume é a mais pura expressão da personalidade da marca, e esse é o ponto realmente importante. Temos a rara oportunidade de trabalhar lado a lado com a divisão de moda, criando assim um vínculo direto entre os dois universos, a fim de oferecer ao consumidor uma marca única e sólida. Para ilustrar essa visão, o símbolo da fragrância Devotion, um coração sagrado, está presente em uma ampla gama de produtos: maquiagem, bolsas e acessórios, bem como em uma luxuosa coleção de joias. Portanto, podemos ter diversas categorias que falam a mesma linguagem e compartilham as mesmas referências. Por fim, outro objetivo importante é conquistar consumidores na população mais jovem: após descobrirem a marca graças a produtos mais acessíveis economicamente, eles poderão, mais tarde, se tornar consumidores de produtos de outras categorias.

Premium Beauty News - Como definir o que há de mais essencial na identidade da Dolce&Gabbana?

Gianluca Toniolo - A marca encampa uma diversidade de valores e referências. O mais importante são as suas raízes italianas. Como na divisão de moda, trabalhamos exclusivamente com know-how italiano e com os melhores artífices e produtores.

Premium Beauty News - Se a Dolce&Gabbana Beauty é uma empresa 100% italiana, então quem são os parceiros da marca?

Gianluca Toniolo - No segmento de perfumes, colaboramos principalmente com duas empresas italianas, a ICR Cosmetics, que acumula 70 anos de experiência nessa categoria, e a Cosmint, pertencente ao grupo Intercos, que atua no segmento de maquiagem. Na verdade, a Intercos não é apenas um parceiro industrial, visto que a Dolce&Gabbana detém 8% de seu capital em ações na bolsa. Trabalhamos também com várias outras empresas italianas, como a Ancorotti, líder do mercado de rímel. A Lombardia é uma região com grande concentração de fornecedores de alto padrão para o setor de maquiagem.

Premium Beauty News - Que categorias serão priorizadas nessa estratégia?

Gianluca Toniolo - A ideia é focar em dois segmentos – perfumes e maquiagem – para nos posicionarmos como líderes mundiais no mercado de beleza. A partir de março de 2024, vamos reforçar nossa oferta na categoria de maquiagem, oferecendo uma nova linha de produtos cuja qualidade refletirá a excelência italiana de nossos parceiros. Teremos um storytelling exclusivo, com um estilo de vida impregnado da identidade da marca. A nova gama de produtos terá 180 referências no final de 2024, chegando a 300 no final de 2025. Nosso objetivo é nos posicionar como o número um do segmento de maquiagem, com uma oferta de produtos que atenda às exigências dos diferentes tipos de pele presentes em várias regiões do mundo.

Temos a intenção de ingressar na categoria de cuidados da pele em 2025, mas a porta de entrada será a maquiagem, sempre com o apoio de empresas italianas.

Premium Beauty News - Como a empresa estruturou seu desenvolvimento internacional?

Gianluca Toniolo - Em menos de 8 meses, contratamos 270 pessoas de 27 nacionalidades diferentes: 130 para trabalhar na sede, em Milão, e 140 para as filiais espalhadas pelo mundo. Além disso, inauguramos seis novas filiais. A maior é a de Miami, onde 70 pessoas gerenciam diretamente o mercado americano, que para nós é prioritário, pois a marca está muito presente na América do Norte e América do Sul. A segunda maior é a de Dubai, responsável por gerenciar o mercado do Oriente Médio; em seguida vem a de Singapura, à frente da região Ásia-Pacífico, seguindo-se as filiais de Paris, Milão e Espanha.

Premium Beauty News - Qual a estratégia da marca para a venda no varejo?

Gianluca Toniolo - Por um lado, contamos com a rede de perfumarias de luxo; por outro lado, nossa estratégia prevê a inauguração de lojas próprias especializadas em produtos de beleza. A primeira acaba de abrir as portas em Hong Kong e, no final do mês, uma outra será inaugurada na Indonésia. Além disso, temos projetos de lançar flagship stores nas principais capitais do mundo. Sem esquecer as vendas on-line, realizadas por meio das plataformas de e-commerce das perfumarias.

Por fim, pretendemos reservar espaços amplos (de 25m2 a 30m2) para oferecer nossos produtos de beleza em cerca de 30 lojas de roupas da marca espalhadas pelo mundo. Os primeiros espaços de beleza já foram criados em duas boutiques importantes de Milão, situadas na Via della Spiga e na Via Montenapoleone.

Essa é mais uma forma de a Dolce&Gabbana se diferenciar de outras maisons de moda, destacando a importância do setor de beleza. Os fundadores da empresa realmente consideram que os cuidados de beleza são um complemento essencial dos produtos de moda e desejam conferir à marca um perfil que reflita todo um estilo de vida. Para concretizar essa visão, lançamos produtos para a casa e desenvolvemos parcerias no setor de alimentação e bebidas.

Premium Beauty News - E em relação às vendas, qual é o balanço desse primeiro ano?

Gianluca Toniolo - O faturamento foi praticamente multiplicado por dois: estamos fechando o ano com cerca de 1,5 bilhão de euros em vendas, quase o dobro dos 800 mil euros registrados no início de 2023. Nesses trinta anos em que a divisão de beleza esteve sob licença, os resultados nunca foram tão espetaculares quanto os deste ano. Isso comprova o sucesso da iniciativa, em particular porque o projeto conta com o apoio dos varejistas, que apreciam a estratégia desenvolvida pela marca e louvam nosso pioneirismo. Mas, para tomar esse tipo de decisão, é preciso ter muita coragem, pois as barreiras para ingressar nesse mercado são imensas. A Dolce&Gabbana investiu mais de 400 milhões de euros para retomar as rédeas da divisão de beleza e para financiá-la, mas sabemos que esse investimento terá repercussões positivas para a marca como um todo.