Dra. Kate Forbes, Aesop

Dra. Kate Forbes, Aesop

Brazil Beauty News - A Aesop obteve o selo "carbono neutro" da Climate Active para as operações na Austrália. O que isso significa concretamente?

Kate Forbes - Como empresa que pauta suas atividades em princípios éticos rigorosos, nossa intenção sempre foi imprimir o máximo de leveza a nossas operações, com um inabalável compromisso com a qualidade, a excelência e a sustentabilidade de nossas fórmulas e dos conceitos que defendemos.

A Climate Active, organismo independente de certificação de neutralidade em carbono, é administrada pelo governo australiano. Sua missão é certificar empresas e organizações que medem, reduzem e compensam as emissões geradas por suas operações, obtendo assim um balanço neutro de carbono. O selo contemplou as operações da Aesop na Austrália de janeiro de 2018 a junho de 2020, abrangendo as lojas, os escritórios, a expedição de pedidos on-line e o frete de material que entra e sai do centro de distribuição global de Melbourne.

Continuamos nos empenhando para construir um futuro sustentável e trabalhamos ativamente para que, até 2023, todas as unidades Aesop funcionem com energias renováveis.

Como parte do Grupo Natura &Co, desenvolvemos um plano de ação climático a fim de zerar as emissões líquidas de carbono até 2030, com base em objetivos de redução que serão cientificamente formulados até junho de 2021. Estamos avançando a passos largos e já tomamos medidas para reduzir as principais fontes de emissões, em particular frete, viagens profissionais e energia. Entre essas iniciativas, destacam-se o esforço contínuo em favor do uso de energias renováveis, o aperfeiçoamento da ferramenta de planificação dos estoques a fim de otimizar o frete e, por último, a redução do número de viagens profissionais graças aos recursos virtuais. Em 2019, conseguimos diminuir em 7% as emissões geradas por viagens de avião.

Brazil Beauty News - Que outras iniciativas a Aesop vem empreendendo para reduzir sua pegada ambiental?

Kate Forbes - Várias iniciativas estão sendo implementadas, principalmente em relação às embalagens, ao abastecimento de matérias-primas, à gestão de resíduos e às vendas pela internet.

Estamos nos empenhando para estabelecer princípios de design de embalagens que não produzam resíduos e incentivando o reúso das embalagens. Esse debate permitiu que a Aesop divulgasse o trabalho que vem sendo desenvolvido atualmente em matéria de economia circular, em particular o lançamento do teste de reutilização de embalagens que teve início na cidade de Adelaide, Austrália, no final do mês passado. Paralelamente, aumentamos a quantidade de material reciclado na composição das embalagens. Mais de 70% dos frascos de plástico PET da Aesop são fabricados com pelo menos 97% de PET reciclado, proveniente de material pós-consumo.

Embora a quantidade de material reciclado que a empresa utiliza atualmente em suas embalagens suplante as tendências e os objetivos fixados pela indústria, sabemos que ainda há muito a fazer para que essas embalagens se integrem melhor à economia circular. O objetivo que estamos tentando alcançar é que todas as embalagens da Aesop sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025.

Brazil Beauty News - De que forma a marca concilia luxo e sustentabilidade?

Kate Forbes - Para a Aesop, luxo e sustentabilidade não são conceitos dissociados. Todos nós devemos assumir a responsabilidade pela preservação do meio ambiente em que vivemos e fazer um esforço consciente para promover mudanças sociais e ambientais positivas.

Ao longo de seus 33 anos de existência, a Aesop implementou uma visão decididamente independente em matéria de cuidados da pele, oferecendo produtos que aliam o mais alto grau de eficácia e prazer sensorial, com base em fundamentos científicos sólidos, embalagens simples e um incondicional senso de humor. Além disso, sempre fizemos questão de oferecer aos clientes serviços da mais alta qualidade. Somos extremamente meticulosos na seleção e no abastecimento dos ingredientes que utilizamos, pautando nossas escolhas em critérios que levam em conta a saúde e a segurança, não somente dos clientes como do meio ambiente.

Queremos, cada vez mais, reduzir o impacto de nossas atividades nesse planeta que tão generosamente nos acolhe, mantendo sempre a qualidade e a eficácia de nossas fórmulas.

Para além da questão ambiental, a estratégia da Aesop contempla iniciativas em favor do desenvolvimento de uma cultura inclusiva e responsável, das quais todos os colaboradores participam ativamente.

Brazil Beauty News - Com a pandemia de covid-19, a empresa constatou mudanças nos hábitos de consumo?

Kate Forbes - Ninguém ficará surpreso se eu disser que, nesse período em que todos estão passando muito mais tempo em casa, as categorias que mais cresceram foram a de cuidados do corpo e a de produtos para a casa. Concretamente, no Reino Unido as vendas do nosso Brass Oil Burner (difusor de óleos essenciais em latão) foram multiplicadas por cinco no site aesop.com, enquanto as vendas das essências usadas com esse produto deram um salto superior a 200%.

No plano mundial, do ano passado para cá registramos o dobro de vendas no segmento de produtos para a casa, o que reflete também a expansão da oferta nessa categoria, com o lançamento, neste mês, de três velas aromáticas — as primeiras da marca — formuladas em colaboração com o perfumista francês Barnabé Fillion. Já temos observado uma boa receptividade por parte dos clientes e, com a retomada, de uma forma ou de outra, das restrições impostas para controlar a pandemia, prevemos que esse tipo de produto continue seduzindo as pessoas que desejam melhorar a sensorialidade do ambiente onde vivem.

Paralelamente, em sintonia com a atual tendência, constatamos também que, na categoria de cuidados do corpo, as vendas quase triplicaram. Embora, no passado, a higiene corporal fosse uma mera rotina a cumprir, acreditamos que essa visão tenha mudado: hoje, existe uma busca de alegria e prazer mesmo nos rituais mais simples. Parece haver uma consciência maior sobre os benefícios proporcionados pelas misturas aromáticas que usamos no banho e sobre a influência que os óleos essenciais têm sobre nosso estado de espírito. Isso traz um toque de luxo à nova normalidade que estamos vivendo.