Realizada entre 11 e 14 de junho de 2025, em São Paulo, a 19ª edição da Bio Brazil Fair · Biofach América latina e Naturaltech Brazil, as maiores feiras de negócios de produtos naturais, orgânicos e saudáveis na América Latina, trouxe uma novidade: o Award Clean Beauty. A primeira premiação nacional de beleza limpa foi criada para reconhecer marcas de cosméticos que utilizam ingredientes limpos e adotam práticas sustentáveis e inovadoras.

Três anos atrás, nós criamos o Award Alimentos e Bebidas. Para a área de cosméticos (que representa atualmente cerca de 15% dos expositores) era uma demanda real, as empresas vinham nos pedindo. Então, há dois anos, começamos a desenhar o projeto, entendendo mais o mercado e buscando uma metodologia profissional e técnica para torná-lo possível”, afirma Valeska Ciré, head de portfólio das feiras.

Ela diz que não gosta de falar em competição. “O objetivo é de reconhecimento e visibilidade. Sabemos de todo o esforço que envolve o segmento, que é formado por muitas empresas pequenas que não têm facilidade de chegar às gôndolas. Então, queremos mostrar ao mercado que é possível, que essas marcas estão aqui com produtos de qualidade, pensando nos ingredientes e na sustentabilidade, seguindo todas as normas técnicas.

Sustentabilidade e Impacto Ambiental, Inovação e Mercado

Os expositores puderam inscrever cosméticos lançados nos últimos 24 meses em diferentes categorias: Sustentabilidade e Impacto Ambiental, Inovação e Mercado. Na primeira fase, 98 produtos foram analisados por uma curadoria técnica, que indicou 15 finalistas. Um júri formado por diferentes profissionais do setor escolheu os vencedores das três categorias, além do “Melhor Produto do Ano”.

O premiado em Sustentabilidade e Impacto Ambiental foi o deo parfum Trau Benjoim Natur, da Herbia Cosméticos Orgânicos. “Ele é o primeiro perfume certificado orgânico no Brasil e, lançado há quase dois anos, ainda o único no país. É muito difícil formular um perfume orgânico com a qualidade que atingimos”, diz Rafael Krause, um dos fundadores da empresa certificada desde 2007.

Ele conta que o deo parfum levou dois anos para ser produzido. “Trabalhamos com várias casas de fragrância até chegarmos ao produto ideal e nos preocupamos com a fragrância como um todo para ter a maior sustentabilidade.” Ele explica que o material da embalagem é de papel sustentável e com manejo responsável, a tinta e a cola são à base de água e o celofane é biodegradável. “Acredito que essas características nos levaram ao prêmio, que coloca a Herbia em um patamar de destaque, consagrando um processo que começou muitos anos atrás.”

Na categoria Inovação, venceu a Niacinamida Concentrada Facial da KIND Beauty & Care. “É um produto bem disruptivo, porque é um comprimido de uso tópico. Seu formato inusitado o diferencia de outras niacinamidas no mercado e torna possível a hiperpersonalização da rotina de skincare, pois o ativo pode ser mais ou menos concentrado, dependendo da quantidade de água utilizada para dissolvê-lo. Ele também é compacto e prático para viagem e tem ainda a questão da sustentabilidade, já que não leva nenhuma gota de água, nem em sua produção”, afirma a coordenadora de marketing e projetos Yasmin Ueda.

Ela fala que a premiação mostra que a marca está no caminho certo. “Tivemos dúvidas ao lançar um cosmético em comprimido, porque sabemos que o mercado brasileiro ainda não está tão aberto a formatos diferentes. O prêmio endossa nossa proposta de inovação ao trazer esse diferencial, mesmo que o mercado ainda não esteja preparado.

Melhor produto de clean beauty do ano

O grande vencedor do 1º Award Clean Beauty foi o Protetor Solar FPS 30 FP-UVA 17 da Khor Cosmetics, que ganhou na categoria Mercado e como “Melhor Produto do Ano”. “Ele tem em sua composição extrato de algas, que potencializa o fator de proteção e amplia o espectro. Além da proteção UVB e UVA, ele protege também de todo o espectro de luz visível, incluindo a luz azul e a radiação infravermelha, que é uma novidade no Brasil”, diz Vanessa Geraldes, fundadora da marca.

Ela ressalta que o produto vegano é certificado pelo IBD, com ingredientes orgânicos e naturais e livre de filtros químicos. A embalagem é produzida com plástico 100% reciclado e reciclável. “Além disso tudo, a gente consegue ter o melhor custo-benefício do mercado. É muito especial ser vencedora na primeira edição da premiação. Eu acreditava que tínhamos potencial para ganhar algum dos prêmios, mas nunca pensei que fosse o de melhor produto do ano.