A planta fabril de Belford Roxo (RJ) da Lubrizol obtém a Certificação da Cadeia de Suprimentos RSPO - Roundtable on Sustainable Palm Oil (roundtable do óleo de palma sustentável) versão fevereiro de 2020, que assegura a produção de produtos a base de óleo de palma sustentável através do cumprimento da norma aplicável, a viabilidade econômica, a gestão socialmente benéfica e ambientalmente responsável. Este sucesso é um marco importante para toda a cadeia de suprimentos da empresa, desde produtores e extratores até a produção final de tensoativos.

Os produtores são certificados através de uma verificação do processo de produção face aos princípios e critérios da RSPO assegurando a rastreabilidade do óleo de palma e garantindo que o mesmo tenha origem e processo sustentáveis. A Certificadora que acompanhou todo o processo junto à empresa foi a IBD Certificações Ltda.

A Certificação Roundtable on Sustainable Palm Oil - RSPO - foi criada com intuito de reduzir os impactos negativos do cultivo de óleo de palma ao meio ambiente e às comunidades, aumentando e promovendo a utilização de óleo de palma sustentável através de um conjunto de normas e do envolvimento de todas as partes interessadas, promovendo o seu crescimento por meio da cooperação da cadeia de suprimentos.

O óleo de palma é um dos ingredientes mais empregados no mundo dos cosméticos e produtos para cuidados para o lar, sendo um intermediário para tensoativos, emolientes, emulsionantes e outros insumos. A Lubrizol Life Science tem como meta que até 2025 90% dos novos produtos lançados para o setor da beleza estejam alinhados às diretrizes de produtos que são derivados da natureza, reduzem o impacto ambiental do ciclo de vida ou são certificados por terceiros.