Reconhecido na indústria de perfumes como um grande expert olfativo, em 2009 Julien Sprecher mobilizou seu profundo know-how em matéria de criação de fragrâncias para desenvolver uma coleção de perfumes com notas intensas e inconfundíveis. Com esse lançamento, a marca Les Parfums de Marly se tornou uma das pioneiras do recém-surgido setor de perfumes de nicho. Num segmento que geralmente prioriza fragrâncias unissex, o perfumista optou por lançar uma linha masculina e uma linha feminina bem distintas. "Embora tenhamos algumas referências unissex, Julien Sprecher acredita no diferencial de oferecer uma coleção específica para cada gênero, pois permite explorar um número maior de notas olfativas e ir muito mais longe no desenvolvimento de um conceito", explica Julien Sausset, CEO da marca.

Hoje, doze anos mais tarde, a coleção Les Parfums de Marly reúne cerca de trinta fragrâncias, principalmente masculinas, mas seu best-seller é o perfume feminino Delina, com notas de rosa e ruibarbo. Desde que foi lançada, essa linha de perfumes ganhou diversas versões, entre as quais a mais recente: Delina La Rosée.

Lojas na China

A Les Parfums de Marly foi também uma das cinco primeiras marcas de nicho a ter um espaço em lojas de departamento americanas. "Registramos um resultado de 130 milhões de euros em vendas no varejo, sendo 50 milhões gerados pelas vendas nos Estados Unidos, nosso maior mercado", afirma Julien Sausset. Há dois anos, a marca ingressou no Oriente Médio e no Brasil, onde vem fazendo sucesso. "Nossos perfumes têm uma personalidade marcante, são muito masculinos ou muito femininos, por isso agradam o consumidor brasileiro, que tem preferências bem definidas e aprecia nossos produtos mais clássicos", continua o dirigente.

Julien Sausset anuncia também a inauguração de duas lojas, em Xangai e em Pequim, às quais virão se somar cerca de 20 novas lojas que a marca pretende abrir em cidades chinesas nos próximos 12 meses.

"A China vem passando por grandes transformações, que se refletem principalmente na população com 25-35 anos, faixa etária em que observamos uma acentuada mudança nas preferências dos consumidores. A velha ideia de que o país só aprecia fragrâncias frescas é cada vez menos verdadeira: os jovens estão desenvolvendo novos hábitos e se interessando por perfumes de nicho e fragrâncias diferenciadas. Uma cultura mais sólida em matéria de perfumes vem despontando no mercado".

Como no caso de muitas outras marcas de nicho, a Les Parfums de Marly não vê um grande dinamismo no mercado francês. "Acredito que esse segmento vá se desenvolver no país, mas os franceses não costumam demonstrar curiosidade em conhecer perfumes audaciosos. Na verdade, eles têm uma postura relativamente conservadora em relação aos novos mercados em que essa dinâmica de luxo está mais presente", avalia Julien Sausset.

Motor de crescimento do mercado de perfumes

Contrastando com o modesto crescimento do mercado de perfumes em geral, a dinâmica do segmento de perfumes de nicho vem ganhando terreno. Em razão das notas audaciosas que o definem, ele é muitas vezes visto como um símbolo de inovação e criatividade.

"Vejamos o que aconteceu no setor de vinhos: as pessoas começaram a se interessar pela linhagem e pela qualidade, a observar os pequenos produtores — e descobriram que, com um investimento um pouquinho maior, podiam obter algo muito melhor. Na indústria de perfumes é a mesma coisa: os consumidores estão querendo saber mais sobre os ingredientes, sobre a capacidade de fixação, etc. Tudo isso gera uma experiência mais marcante para o usuário. Dizem que depois de experimentar um perfume de nicho, os clientes nunca mais voltam a comprar perfumes tradicionais. Esse tipo de produto, que oferece melhor qualidade sem que possa realmente ser classificado como nicho, é, em grande parte, o futuro do perfume", afirma Julien Sausset.

Expressa em novos rituais e em notas olfativas originais, bem como na sustentabilidade do produto em si e da embalagem, a audácia é muitas vezes vista como uma característica desse segmento alternativo. E é esse modelo que a marca Les Parfums de Marly, no embalo do sucesso de seus produtos, deseja continuar a desenvolver.