Jean-Christophe Van Geem é belga, mas seu sotaque mineiro revela a ligação de longa data com o Brasil. Ele vive no país há cerca de 30 anos e, nos últimos quatro, é o responsável comercial na América Latina da Cosmogen, fabricante francesa de pincéis, aplicadores e embalagens para a indústria de cosméticos.

Jean Van Geem, Cosmogen

Proximidade com o cliente

Na América Latina existe uma gama imensa de empresas locais, dos mais variados tamanhos, desde startups até empresas gigantescas do segmento cosmético. Minha grande missão aqui, como responsável de vendas, é ir atrás dessas empresas, escutar o que elas querem e procuram”, diz Van Geem.

Segundo ele, a abordagem a clientes latino-americanos é diferente do que a praticada em outras partes do mundo onde a Cosmogen atua, como Ásia e Oriente Médio. “A diferença está na proximidade com o cliente. Nós temos uma vocação de nos relacionarmos e conectarmos rapidamente. Se não houver essa abordagem mais pessoal, não funciona. É preciso ter alguém realmente local aqui”.

Atualmente comercializando com sete países da região, com o Brasil representando cerca de 60% das vendas totais, Van Geem diz que ainda há muito o que explorar no mercado latino-americano de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. “É um mercado imenso. Seria temerário eu dizer que conheço ele todo. Longe disso. Como a plataforma de produtos da Cosmogen é bem ampla, eu consigo navegar nos principais segmentos do mercado de cosméticos, skincare, haircare, maquiagem e fragrâncias”.

Parceria com a C-Pack

Para se aproximar ainda mais dos clientes locais, a Cosmogen firmou parceria com a C-Pack, fabricante brasileira de tubos plásticos para o segmento de cosméticos. “É uma colaboração entre as duas empresas, na qual a C-Pack entra como player local e desenvolvedora da bisnaga Squeeze’n Tint (criada pela Cosmogen), na qual podemos usar nossos aplicadores, como massageadores, roll-on ou espátula”, explica o responsável comercial.

Ele conta que a escolha da C-Pack como parceira na América Latina também é uma estratégia de sustentabilidade. “O cliente local pode contar com um fornecedor também local para comprar o conjunto do produto completo e montado”. Produzida com polietileno verde (PE), matéria-prima de fonte renovável e que reduz a emissão de CO2, a bisnaga pode ser descartada e o aplicador reutilizado.

Van Geem é categórico. “O futuro é a sustentabilidade. Esse é o plano, não há outro”. Ele aponta soluções recentes da Cosmogen que respondem a essa demanda. O Stick ReUse, para cosméticos sólidos (mais ecológicos por minimizarem o uso de água), é a única embalagem stick feita de mono-material (PP), reciclável, impermeável e refilável (56% de plástico pode ser economizado a cada recarga). Já o R-Brush é o primeiro pincel patenteado, mono-material e sem cola, feito de PET 100% reciclado.A sustentabilidade está numa agenda mais adiantada na indústria latino-americana de cosméticos. Por isso, nosso crescimento passa por esses produtos sustentáveis”, afirma o representante de vendas.

Sem citar números (a Cosmogen faz parte de um fundo de investimento e, segundo ele, não abre dados), Van Geem diz que a América Latina é atualmente um “mercado relevante” para a companhia francesa. “Se olhar para trás, para tudo o que nós já fizemos desde 2017, foi muito prazeroso e um bom negócio para todos. Nós estamos numa tendência de crescimento por aqui e pretendemos continuar nesse ritmo”, finaliza.