Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

Naturex: flor de cerejeira, nova arma contra o fotoenvelhecimento

Por ocasião do salão in-cosmetics, realizado em Paris de 12 a 14 de abril de 2016, a Naturex apresentou o Cherry Blossom Eutectys, novo princípio ativo que atua contra o envelhecimento fotoinduzido. O ingrediente, patenteado pela empresa, completa a linha Eutectys de extratos vegetais obtidos por meio da tecnologia NaDES, apresentada pelo Grupo no início deste ano.

Embora o sol seja uma fonte de bem-estar indispensável à saúde - entre outras razões porque estimula a produção de vitamina D e de endorfinas - a maioria dos consumidores sabe que se expor repetidamente ao sol conduz ao envelhecimento prematuro da pele. Para lutar contra esse fenômeno, os consumidores buscam fórmulas eficazes para neutralizar os danos provocados pelos raios UV.

Mesmo se o organismo humano dispõe de um arsenal de mecanismos capazes de lutar naturalmente contra os efeitos do sol, esses sistemas de defesa têm seus limites e, acima de tudo, tornam-se menos eficazes com o tempo e com a frequência de exposição aos raios solares. "Começam a aparecer irritações e inflamações, as fibras de colágeno se desorganizam e a função barreira cutânea também pode ser prejudicada", explica a Naturex.

Princípio ativo derivado da flor de cerejeira

Para combater os efeitos nocivos do sol sobre a pele, a Naturex empregou a Eutectigênese [1], método de extração ecológica patenteado pela empresa: as flores de cerejeira são colhidas à mão, seguindo o processo normal de cultura, que preconiza a retirada das flores em excesso a fim de favorecer o desenvolvimento das frutas restantes. A empresa não precisou ir muito longe para obter a matéria-prima: as flores são provenientes das montanhas do Lubéron, na região de Provence, a poucos quilômetros da unidade de produção da Naturex na França. Quando cuidadosamente cultivadas e colhidas, as flores de cerejeira oferecem propriedades cosméticas impressionantes.

Os testes realizados pela Naturex mostram que o extrato Cherry Blossom Eutectys tem ação anti-inflamatória, inibindo a liberação do fator TNF-α. "Suas propriedades antioxidantes reduzem o estresse oxidativo, evitando a ativação da via DJ1-Nrf2", explica a empresa.

O Cherry Blossom Eutectys também tonifica e regenera a pele, pois "aumenta a síntese de colágeno e inibe a produção de MMP-1, o que contribui para a reparação da matriz extracelular".

Por último, segundo a Naturex, o novo princípio ativo ajuda a reforçar a função barreira cutânea, atuando nos processos de adesão celular e cornificação.

Três exemplos de aplicação

Para apresentar as propriedades excepcionais do novo princípio ativo, a Naturex levou para o salão três fórmulas desenvolvidas pela empresa: um fluido para o rosto, um óleo hidratante e uma máscara rejuvenescedora.

V.G.
(Tradução: Maria Marques)

Observações

[1Esse método de extração ecológica, baseado na tecnologia de NaDES (Solventes Eutéticos Profundos Naturais), permite revelar os compostos ativos das plantas e obter extratos com perfil fitoquímico ampliado. Segundo a Naturex, os testes comparativos demonstraram que os extratos Eutectys apresentam atividade muito superior à dos extratos convencionais (água/glicerina 50:50).

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
FCE Cosmetique aposta em atrações tecnológicas para profissionais da indústria cosmética

FCE Cosmetique aposta em atrações tecnológicas para profissionais da indústria cosmética

A próxima edição da FCE Cosmetique será realizada entre os dias de 21 a 23 de maio de 2019, no São Paulo Expo, e apresentará as principais inovações e tendências tecnológicas para o segmento da indústria cosmética. Em 2018, a mais grande exposição de tecnologia para a indústria cosmética no Brasil atraiu mais de 16 mil visitantes, entretanto, (...)

+ informações
Palavra de especialista
“Fazer o bem para se sentir bem” e indústria da beleza

Laurence Bacilieri
“Fazer o bem para se sentir bem” e indústria da beleza

A experiência "Do Good, Feel Good" é uma velha conhecida dos psicólogos: quanto mais fazemos o bem à nossa volta, mais nos sentimos bem. Hoje, esse fenômeno ganhou o universo da beleza e, sobretudo, o planeta. Nos últimos anos, várias iniciativas filantrópicas marcaram os espíritos: por exemplo, a contribuição da Estée Lauder para o combate (...)

+ informações

Seções