Embora o sol seja uma fonte de bem-estar indispensável à saúde - entre outras razões porque estimula a produção de vitamina D e de endorfinas - a maioria dos consumidores sabe que se expor repetidamente ao sol conduz ao envelhecimento prematuro da pele. Para lutar contra esse fenômeno, os consumidores buscam fórmulas eficazes para neutralizar os danos provocados pelos raios UV.

Mesmo se o organismo humano dispõe de um arsenal de mecanismos capazes de lutar naturalmente contra os efeitos do sol, esses sistemas de defesa têm seus limites e, acima de tudo, tornam-se menos eficazes com o tempo e com a frequência de exposição aos raios solares. "Começam a aparecer irritações e inflamações, as fibras de colágeno se desorganizam e a função barreira cutânea também pode ser prejudicada", explica a Naturex.

Princípio ativo derivado da flor de cerejeira

Para combater os efeitos nocivos do sol sobre a pele, a Naturex empregou a Eutectigênese [1], método de extração ecológica patenteado pela empresa: as flores de cerejeira são colhidas à mão, seguindo o processo normal de cultura, que preconiza a retirada das flores em excesso a fim de favorecer o desenvolvimento das frutas restantes. A empresa não precisou ir muito longe para obter a matéria-prima: as flores são provenientes das montanhas do Lubéron, na região de Provence, a poucos quilômetros da unidade de produção da Naturex na França. Quando cuidadosamente cultivadas e colhidas, as flores de cerejeira oferecem propriedades cosméticas impressionantes.

Os testes realizados pela Naturex mostram que o extrato Cherry Blossom Eutectys tem ação anti-inflamatória, inibindo a liberação do fator TNF-α. "Suas propriedades antioxidantes reduzem o estresse oxidativo, evitando a ativação da via DJ1-Nrf2", explica a empresa.

O Cherry Blossom Eutectys também tonifica e regenera a pele, pois "aumenta a síntese de colágeno e inibe a produção de MMP-1, o que contribui para a reparação da matriz extracelular".

Por último, segundo a Naturex, o novo princípio ativo ajuda a reforçar a função barreira cutânea, atuando nos processos de adesão celular e cornificação.

Três exemplos de aplicação

Para apresentar as propriedades excepcionais do novo princípio ativo, a Naturex levou para o salão três fórmulas desenvolvidas pela empresa: um fluido para o rosto, um óleo hidratante e uma máscara rejuvenescedora.